Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Ação para limpeza dos mangues acontecerá nesse sábado em Ilhabela

Notícias

Ação para limpeza dos mangues acontecerá nesse sábado em Ilhabela

24/07/2012
Compartilhar

No próximo sábado, 28 de julho, o projeto “Cuidando Bem do Nosso Lixo”, do Instituto Ilhabela Sustentável promoverá a ação “SOS Mangue: Mutirão para a limpeza do manguezal”, ao lado das balsas, na Barra Velha. A atividade terá início às 8h da manhã e tem o objetivo de preservar o manguezal, evitando níveis maiores de degradação.

A ação ocorrerá na área ao lado da chegada das balsas e no Córrego da Água Branca, partindo da praia e seguindo até o Fórum de Ilhabela e será realizada em parceria com o grupo Escoteiros do Mar, Cebio, Caiçara Turismo, esportistas praticantes de rúgbi, canoagem, stand-up paddle e cidadãos que entendem a necessidade de preservar a natureza. Para participar basta comparecer no dia na hora e da data marcados ao lado da chegada das balsas. É importante ir calçado, se possível com botas e levar luvas.

Manguezais são ecossistemas ricos em matéria orgânica, refúgios naturais para reprodução, alimentação e proteção de grande parte das espécies de fauna e de flora da região. Também são muito importantes, pois contribuem para a sobrevivência de aves, répteis e mamíferos, muitos deles em risco de extinção. Por conta da sua importância, os mangues possuem legislação própria. No entanto, devido a diversos tipos de impactos sofridos, estão com sua integridade e capacidade produtiva diminuída e o grande volume de lixo lançado nos manguezais é um dos principais problemas enfrentados por estes ecossistemas.

O projeto Cuidando Bem do Nosso Lixo tem como principal objetivo orientar a população para a redução da quantidade de lixo gerada, além da coleta, separação e destinação correta dos resíduos. A limpeza do manguezal na região da Barra Velha busca conscientizar para a preservação dos manguezais e assim evitar níveis ainda maiores de degradação.  Por meio desta ação será possível demonstrar na prática que limpezas no ecossistema não resolvem o problema da degradação ambiental proveniente do lixo se a fonte poluidora não for neutralizada.

Limpeza do Manguezal da Barra em Ilhabela

Data: 28 de julho de 2012, sábado, a partir das 8h00
Local: Manguezal ao lado da chegada das balsas
Informações: Carina (12) 3896 3015 / (12) 9793 8762 ou
secretaria@nossailhamaisbela.org.br


Fonte: Instituto Ilhabela Sustentável