Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Acatmar cria projetos náuticos para explorar potencial turístico da orla de Florianópolis

Notícias

Acatmar cria projetos náuticos para explorar potencial turístico da orla de Florianópolis

12/04/2013
Compartilhar

Na quinta-feira, 11 de abril, a Associação Náutica Catarinense (Acatmar)  e a prefeitura de Florianópolis iniciaram estudos para executar uma série de atividades para a que Florianópolis deixe de ser uma cidade “de costas para o mar”. Na verdade, a Acatmar entregou ao prefeito Cesar Souza Júnior estes projetos, que devem começar com a reforma e restauração de todos os trapiches que já existem na Ilha - nas praias de Canasvieiras, Jurerê, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa, Costeira do Pirajubaé e Beira-Mar Norte, todos atualmente sem condições ideais para atracação de embarcações.

Além disso, a prefeitura e a entidade firmarão parceria para o balizamento das baías Norte e Sul - sinalização dos pontos que oferecem risco à navegação - e para o ordenamento náutico nas praias, com a demarcação clara e eficiente de locais destinados a embarcações e banhistas.

Em reunião na manhã da última quinta-feira, o presidente da Acatmar, Leandro ‘Mané’ Ferrari, apresentou ao prefeito Cesar Souza Júnior e à secretária de Turismo do município, Maria Claudia Evangelista, o projeto de instalação de um píer flutuante na Avenida Beira-Mar Norte. A estrutura conta com o que há de mais moderno no mundo, já que não exige qualquer tipo de estrutura fixa, minimizando o impacto ambiental. Além disso, Ferrari também apresentou o projeto “Naufrágios Controlados”, atividade que há décadas é utilizada em grandes centros turísticos do mundo. A ideia consiste em naufragar embarcações antigas em pontos específicos da Ilha de Santa Catarina, fomentando com isso o turismo de observação submarina.

Outro projeto apresentado ao prefeito foi o de ocupação e dragagem do trecho da Baía Sul na região da Costeira do Pirajubaé, com a instalação de píeres e equipamentos de lazer. Todos os projetos foram protocolados pela secretária Maria Claudia no Ministério do Turismo, em Brasília, nesta quarta-feira. De acordo com o prefeito, o desafio agora é buscar parceiros na iniciativa privada. "Depois de quase uma década de absoluto descaso e desprezo pelo potencial turístico da nossa orla, a prefeitura vai começar a trabalhar para fazer com que Florianópolis finalmente deixe de ser uma cidade de costas para o mar", destacou Cesar Souza Jr.

 

Redação Bombarco
Fonte: PalavraCom