Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Acatmar e Acobar apoiam projeto de desenvolvimento de marinheiros de esporte e recreio

Notícias

Acatmar e Acobar apoiam projeto de desenvolvimento de marinheiros de esporte e recreio

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

Duas das mais importantes associações do mercado náutico brasileiro, a Acatmar e a Acobar, se uniram ao Bombarco no projeto Bom Marinheiro, que tem como objetivo ajudar no desenvolvimento dos marinheiros de esporte e recreio através de treinamentos gratuitos em diversas áreas de conhecimento essenciais para o bom trabalho dos aquaviários.

Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), reconhece os marinheiros como “fundamentais para ajudar na boa condução da embarcação e de grande ajuda na salvaguarda da vida humana. Atualmente, é uma das funções mais importantes no meio náutico em geral”.

E Eduardo Colunna, presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), faz coro, destacando o fato dos brasileiros proprietários de barcos geralmente deixarem os cuidados da embarcação nas mãos dos funcionários das marinas ou de profissionais contratados. “Daí a importância de um bom marinheiro para conduzir a embarcação com responsabilidade e cuidar das revisões preventivas mecânicas, elétricas, hidráulicas, de equipamentos eletrônicos etc.,” afirma Eduardo, que também é responsável pelo estaleiro Colunna Yachts.

E completa: “A Acobar apoia toda e qualquer ação que seja em pró do desenvolvimento e regulamentação do mercado náutico de esporte e lazer, não poderia ser diferente com o Bombarco neste projeto.”

A Acatmar também trabalha em vários projetos que ajudam no crescimento e fortalecimento da náutica brasileira e Ferrari garante que “o Bom Marinheiro é visto com ótimos olhos pela associação, que vê no projeto uma forma de ajudar na formação e qualificação desta que é uma peça fundamental no setor”.

Bom Marinheiro

Os treinamentos oferecidos pelo projeto Bom Marinheiro são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até 31 de março, nos pontos de inscrição. Confira a lista abaixo!

- Ubatuba: Marina Ubatuba, Marina Timoneiro e Tecnáutica;
- Caraguatatuba: Celmar Boats, Marina Juqueriquerê, Náutica Costa Verde e Boreste Consultoria e Escola Náutica;
- Ilhabela: Marina Porto Ilhabela;
- São Sebastião: Náutica Barequeçaba, Marina Vitória, Marina Igararecê e Marina Boreste;
- Bertioga: Marina Capital, Marina Acquazul e Marina do Forte;
- Guarujá: Marinas Nacionais, Valentim Náutica, Sindicato Sintagre e Píer 26;
- Igaratá e Nazaré Paulista:
Marina Estância das Águas e Náutica Castelinho.

Para realizar a inscrição e participar dos treinamentos ministrados por especialistas é preciso apresentar os seguintes documentos:

- Cópia da Carteira de Arrais, Mestre, Capitão Amador, Marinheiro Auxiliar de convés (CFAQ-IC/M), Moço de Convés (CFAQ-IC) ou acima;
- Cópia e original de comprovante de endereço atual;
- Cópia autenticada do certificado ou Histórico escolar, sendo o grau mínimo ensino fundamental completo;
- Cópia autenticada de CPF ou documento que comprove identidade com foto;
- Foto 3x4.

Os treinamentos acontecerão entre maio e setembro de 2014 e abordarão temas essenciais para o bom exercício da profissão de marinheiro de esporte e recreio:
- Navegação;
- Ética Profissional e Responsabilidade Social e Ambiental;
- Segurança;
- Comunicação VHF;
- Elétrica;
- GPS;
- Tendências e Novas tecnologias;
- Produção e montagem de embarcações;
- Limpeza e Manutenção;
- Motorização.

Após os treinamentos, o projeto premiará os três marinheiros com melhor desempenho, e dará um certificado a todos que participarem de, pelo menos, 80% dos treinamentos. A cerimônia de encerramento está marcada para 22 de outubro de 2014.


Acesse o site do Bom Marinheiro e fique por dentro de todas as novidades do projeto!


Marília Passos para Bombarco
Foto: Bombarco