Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Acqua Mundo: maior aquário da América do Sul completa 10 anos

Notícias

Acqua Mundo: maior aquário da América do Sul completa 10 anos

Casos e Contos 30/11/-0001
Compartilhar

Inaugurado em dezembro de 2000, o Acqua Mundo, maior aquário da América do Sul, completa, este ano, 10 anos de funcionamento. São mais de cinco mil metros quadrados com estacionamento, lojas temáticas e praça de alimentação, além de quase 1,5 de litros de água que contemplam 49 aquários e mais de oito mil animais marinhos.

Não é a toa que o Acqua Mundo é considerado o maior aquário da America Latina. Lá vivem 235 espécies de animais entre invertebrados, peixes de água doce e salgada, aves e mamíferos como: tubarões, pinguins, tartarugas, lagartos, jacarés, cobras e muitos outros, que recebem diariamente tratamento especial e alimentação equilibrada coordenada por 16 profissionais entre biólogos, veterinários, tratadores e estagiários de Biologia e de Medicina Veterinária:

“Temos uma equipe de veterinários que prepara dietas específicas para cada animal em exposição. Nossos tratadores passam grande parte do dia descongelando e preparando frutos do mar que é principal item das dietas. Também utilizamos batatas e outros vegetais, além de frutas, carne moída, frango e até coelhos vivos”, explica o biólogo Paulo Detarso.

Além da exposição dos animais o aquário também desenvolve o Programa de Educação Ambiental (PEA). Segundo Detarso, o projeto tem como principal objetivo transmitir ao visitante conhecimento sobre a biologia e o ambiente dos animais, como forma de gerar respeito e conservação:

“Esse programa é desenvolvido por meio das visitas monitoradas, palestras e cursos, que, inclusive, já ocasionou a participação dos nossos profissionais em diversos encontros científicos, nos quais comunicamos aos demais pesquisadores algumas tarefas realizadas no Acqua Mundo: técnicas de aleitamento de Toninhas jovens, treinamento de peixes para alimentação manual, câncer em tubarões entre outras”, lembra.

Consciência ambiental

“Aquários e zoológicos são locais de lazer e diversão. Mas também deveríamos ver esses locais como centros difusores de conhecimento.

Atualmente, o principal objetivo dessas instituições é a geração de conhecimento sobre a vida, seja ela terrestre ou aquática. Na prática, os aquários funcionam como janelas que avivam a curiosidade das pessoas sobre a vida marinha. Dessa maneira cabe aos aquários atrair e educar o homem, para uma atitude mais consciente e respeitosa para esse magnífico ambiente”, finaliza Paulo Detarso.

Visitações

Durante a semana, o aquário recebe em média 300 a 500 visitantes. Já aos fins de semana o movimento é maior e a circulação de pessoas varia entre mil e três mil visitantes. Vale lembrar que o horário de funcionamento pode mudar de acordo com o mês. Por isso acesse: http://www.acquamundo.com.br/horarioseinfo.asp

Serviço

O Acqua Mundo fica na avenida Miguel Stéfano, 2001, Praia da Enseada, Guarujá – SP. Mais informações: www.acquamundo.com.br


Bruna Sales para Bombarco
Foto: Divulgação
Vídeo: vicbelletti