Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Ampliação do porto de São Sebastião será discutida em audiência pública

Notícias

Ampliação do porto de São Sebastião será discutida em audiência pública

25/11/2011
Compartilhar

As audiências públicas para discussão das obras de ampliação do Porto de São Sebastião foram determinadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), órgão responsável pela emissão do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) do empreendimento, para os dias sete e oito de dezembro.

A primeira reunião, no dia 7 de dezembro, acontecerá no ginásio poliesportivo do Tebar Praia Clube, na região central de São Sebastião. Já no dia 8, o encontro acontecerá no Ilha Flat Hotel & Convention Center, no Perequê, Ilhabela. Ambas as audiências tem início previsto para às 18h30.

Membros da sociedade civil das duas cidades, localizadas no litoral Norte de São Paulo, já se organizam para estudar o Eia/Rima do empreendimento, e assim tentar encontrar maneiras de barrar o projeto.

A população local teme que as obras atraiam mão de obra de outras localidades, além de prejudicar o trânsito na região central de São Sebastião, com a circulação de cerca de mil carretas por hora. Outra alegação é de que o projeto causaria degradação urbana na cidade, e poderia prejudicar o turismo regional.

A ampliação do porto prevê a construção de 12 berços para atracação de navios, com profundidade variando entre 12 e 25 metros, além da construção de berços para embarcações de apoio. Também está prevista a pavimentação de uma área para a movimentação de contêineres. Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, responsável pelo projeto, o investimento seria de R$ 2,5 bilhões. As obras têm início previsto para o segundo semestre de 2012.

Atualmente o porto possui apenas um berço de atracação, com capacidade para apenas um navio. Os principais produtos de importação são barrilha, sufalto de sódio, trigo, produtos siderúrgicos, entre outros. Já os de exportação são veículos, peças, máquinas e equipamentos, entre outros.

Para mais informações sobre as obras de ampliação e consulta do Eia/Rima:
http://www.portodesaosebastiao.com.br/pt-br/ampliacao-pss.asp

 

Veja também:

 

Redação: Bombarco
Fonte: Matéria do jornal O Estado de S. Paulo,
portal Nossa Ilha Mais Bela - http://www.nossailhamaisbela.org.br/web/
e site do Porto de São Sebastião - http://www.portodesaosebastiao.com.br/pt-br/default.asp