Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Aquário de Ubatuba resgata pinguim com mancha de petróleo encontrado em São Sebastião

Notícias

Aquário de Ubatuba resgata pinguim com mancha de petróleo encontrado em São Sebastião

20/06/2013
Compartilhar

Na manhã da quarta, 19 de junho, a equipe do Aquário de Ubatuba foi até São Sebastião, para buscar um de Pinguim-de-Magalhães, da espécie Spheniscus magellanicus. O animal havia sido encontrado um dia antes por um morador na Praia da Baleia, com petróleo nas penas e foi resgatado hoje pela Polícia Ambiental. A equipe do Aquário de Ubatuba realizou o primeiro atendimento e encaminhou o animal ao Instituto Argonauta para receber tratamento.

“Este pinguim apresenta uma mancha de petróleo que cobre 25% das penas, atingindo uma parte da peitoral, pescoço e cabeça. A partir de agora, serão feitas análises para que seja determinada a possível origem da substância envolvida e todo o procedimento veterinário necessário, como exame de sangue, lavagem e terapia de suporte”, afirma Hugo Gallo, oceanógrafo e diretor-executivo do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba.

É o segundo pinguim encontrado no litoral norte esta semana, o que reafirma a teoria de que o aparecimento destas aves na costa brasileira nesta época do ano é bastante comum, pois todos os anos esses animais se lançam ao mar em busca de alimento a partir da costa da Patagônia, Argentina, Ilhas Malvinas e Uruguai e acabam se perdendo do grupo e vindo parar nas nossas praias. Muitos chegam debilitados e, por isso, são resgatados pela equipe do Instituto Argonauta, uma ONG que realiza o trabalho de cooperação para salvar animais marinhos desde 1998, com o apoio do Aquário de Ubatuba e convênio com a Petrobras desde outubro de 2011.

Redação Bombarco
Fonte: Aquário de Ubatuba
Foto: Divulgação/Aquário de Ubatuba