Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Arth 255: O novato em busca da primeira lancha perfeita

Notícias

Arth 255: O novato em busca da primeira lancha perfeita

Meu Barco 30/11/-0001
Compartilhar

Com tantas opções de lanchas à venda, é comum ficar confuso na hora de escolher seu primeiro barco. O empresário Luciano Lopes, 36 anos, hoje é o feliz proprietário de uma ARTH 255, batizada de Sabrinox (nome da empresa de Lopes), mas confessa que foi uma dificuldade escolher o barco.

Depois de se preparar, fazer o curso de Arrais-Amador e estar devidamente habilitado para conduzir uma embarcação, Lopes pensou: “Vou ao São Paulo Boat Show e comprarei a lancha, tarefa fácil!” Mal sabia ele o que o esperava.

Chegando à feira, com uma lancha de até 21 pés em mente, o empresário de Guarulhos se viu perdido num mar de barcos. Mesmo tendo lido bastante sobre as embarcações antes, a inexperiência no mercado náutico pesou. Lopes andou de estande em estande e ficou um pouco impressionado com a pouca cerimônia com que os estaleiros criticavam os barcos uns dos outros.

Além disso, em um estande não gostou do atendimento e do “preço salgado” resultado de um vendedor que colocou todos os opcionais disponíveis na lancha sem se preocupar se Lopes entendia do assunto. Nos  outros, o barco era muito simples, muito pequeno, muito caro ou não transmitia confiança por ser um lançamento.

A única coisa fácil na peregrinação foi a escolha do motor: todos concordavam que um motor Mercury oferecia o melhor custo-benefício para Lopes. Era uma coisa a menos para decidir - o modelo escolhido para sua ARTH 255 foi um centro-rabeta MerCruiser  4,3 MPI Bravo Three de 220 HP.

Quando chegou à Arthmarine, Lopes ficou feliz por ser apresentado pela vendedora aos pequenos acabamentos e detalhes da Arth 255, o que passou segurança para o novo navegador. “Eu conversava com a Adriana já me imaginando navegando com a lancha e não numa loja com um vendedor me empurrando vários opcionais,” conta o empresário que sentiu confiança no trabalho do estaleiro.

“Depois de algumas semanas, visitei o estaleiro e fechei o negócio.  Peguei uma lancha maior do que eu imaginava e num preço justo,” completa. Uma Arth 255 com montagem básica e motor MerCruiser 4.3, 220 HP rabeta Bravo Three, a gasolina, comando mecânico custa a partir de R$140 mil.

Confira todas as lanchas Arthmarine anunciadas do Classificado do Bombarco!

Lopes pôde acompanhar a construção do barco no estaleiro, que fica em Cotia, com liberdade para opinar na pintura e estofados. “É um sonho e você se sente parte da criação dele,” afirma o empresário.

O barco ficou pronto em fevereiro de 2012, a tempo do lancheiro, junto com a família e os amigos (o barco tem capacidade para oito pessoas), aproveitar o Verão.

Lopes costuma navegar pelas ilhas da região de Ubatuba, onde a lancha fica ancorada. As favoritas são a Ilha Anchieta, Ilha das Couves e Ilha dos Porcos Pequena, mas o lancheiro também visita, às vezes, a praia de Tabatinga e a Ilha do Tamanduá, em Caraguatatuba. A viagem mais longa até hoje foi para Ilhabela, onde pernoitou, e um cruzeiro até Paraty está nos planos.

Marinheiro de primeira viagem

As primeiras experiências na água foram com a Arth255 foram cautelosas, contou com orientação do pessoal do estaleiro, de um marinheiro contratado para os passeios iniciais e a ajuda do gerente da marina, com quem o proprietário da lancha navegou duas vezes. “Depois fui indo sozinho, aumentando as distâncias e me sentindo mais seguro,” conta Luciano, que hoje é Mestre-Amador.

O proprietário afirma que gosta muito da  velocidade lancha, mesmo com mar mexido, e elogia as respostas imediatas aos comandos. A única coisa que não agradou  muito na lancha foi a porta de acesso à cabine: “Muito simples e ruim para abrir e fechar”. Mas o item já foi alterado na versão atual da Arth 255, assim como o painel que “ficou mais bonito, amplo e bem distribuído”.

Como a maioria dos lancheiros, Luciano não pretende ficar com seu primeiro barco para sempre e está de olho em um barco de 30 pés. Se você também está pensando em trocar de lancha, não deixe de conferir as dicas do Bombarco!


Ficha técnica – Arth 255
Comprimento: 7,55 m
Boca: 2,42 m
Calado: 0,44 m
Deslocamento: 1.300 kg
Capacidade (dia/noite): 8/3 pessoas
Tanque de combustível: 225 l
Tanque de água doce: 150 l
Motorização: 165 a 300 HP
Preço: A partir de R$ 141 mil (preço consultado em janeiro de 2014)

Leia mais:
São Paulo Boat Show: Arthmarine lança nova ARTH 415


Marília Passos para Bombarco
Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação/Arthmarine