Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Autoridades divergem sobre consequências de vazamento de óleo no Rio de Janeiro

Notícias

Autoridades divergem sobre consequências de vazamento de óleo no Rio de Janeiro

24/11/2011
Compartilhar

O óleo que vazou no Campo de Frade, na Bacia de Campos, RJ, pode não chegar às praias próximas ao local do acidente. O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, e do Almirante da Marinha Edlander Santos, afirmaram nesta quinta, 23, que a possibilidade de a mancha de óleo atingir a costa é “muito remota”.

O vazamento ocorreu no último dia oito de novembro, por conta de uma pressão superior à esperada que fez com que o óleo retornasse pelo sistema de tubulação, segundo informações do site do jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), 477 mil litros de óleo vazaram no mar. Já a Chevron, companhia americana responsável pela operação no campo, estima que a quantidade de petróleo seja de 381,6 mil litros. A ANP estimou no último dia 22, que a mancha tenha área de 2 km² e a extensão de 6 km. Ainda segundo a agência, a mancha segue em sentido oposto ao litoral.

Na contramão das afirmações otimistas da Marinha e do Ibama, o secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, diz que no prazo de um mês e meio bolas de piche estarão “pipocando” nas praias do litoral carioca. Minc acredita que o restante desse óleo possa ser absolvido e acabar penetrando no ecossistema local. Essa possibilidade é estudada atualmente, para que o tamanho do prejuízo possa ser avaliado.

Além de danos ao meio ambiente, cerca de 500 pescadores de Macaé, cidade do norte fluminense, podem ficar sem trabalho por conta do vazamento. Segundo informações do portal de notícias R7, o alerta foi feito no dia 22 de novembro, pelo subsecretário municipal de Pesca, José Carlos Bento. A mancha de óleo poderá contaminar os peixes, ou fazer com que os pescadores que costumam atuar longe da costa precisem mudar seu local de trabalho.

A Chevron foi autuada pelo Ibama na terça, 22, com uma multa no valor R$ 50 milhões. A empresa responderá um inquérito instalado pela Polícia Federal além de um processo administrativo aberto pela ANP.

 

Veja também:

 

Redação: Bombarco
Fonte: Sites de notícias O Estado de S. Paulo, G1 e R7
Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro
Vídeo: w1TenMinutes/You Tube