Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Avaaz faz apelo mundial contra a legalização da caça comercial de baleias

Notícias

Avaaz faz apelo mundial contra a legalização da caça comercial de baleias

22/06/2010
Compartilhar

A uma semana da votação final da Comissão Baleeira Internacional (IWC)  para legalizar a caça comercial às baleias, a Avaaz faz um apelo mundial. Conseguir 1 milhão de assinaturas contra a legalização.

Graças a um chamado global a Avaaz já conseguiu mais de 650 mil assinaturas e o apoio de muitos governos, que também se comprometeram com o engajamento. Porém países da Europa e América Latina se mostram propensos a apoiar a legalização. Portanto, o resultado da votação ainda é incerto.

A equipe da Avaaz como forma de mobilizar e impressionar advogados e delegados nas negociações da IWC no Marrocos, na semana passada, movimentou grande campanha por meio de outdoors, anúncios de primeira página e marcador gigante mostrando as assinaturas na petição. Tudo para mostrar que o mundo não aceitará um massacre de baleias.

Vale ressaltar que depois que a proibição global foi imposta à caça comercial de baleias, na década de 80, o número de baleias mortas todo ano caiu de 38.000 para poucos milhares. Porém, mesmo após a proibição, o Japão, Noruega e Islândia continuaram caçando baleias. Estes países estão pressionando o IWC para enfraquecer as restrições à caça. Aguardando a permissão para caçar ainda mais baleias, o Japão já está planejando comprar o maior navio baleeiro já visto.

Para assinar a petição acesse:  https://secure.avaaz.org/po/whales_last_push/?vl

Leia mais:
Três países querem "levar" baleias para a mesa e para o armário da farmácia: http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1441992

Japão ameaça deixar Comissão Baleeira Internacional: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,japao-ameaca-deixar-comissao-baleeira-internacional,567025,0.htm

Ambientalistas pressionam Japão para não caçar baleias:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100617/not_imp567722,0.php

Redação: Bombarco
Fonte: Avaaz - http://www.avaaz.org/po