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Azov Z480 HT faz estreia marcante no Raio-X

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Azov Z480 HT faz estreia marcante no Raio-X

01/02/2021
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Fabricada pelo estaleiro pernambucano Azov Yachts, a lancha Azov Z480 HT é um dos 4 modelos no catálogo da empresa que entrou no mercado recentemente e com força total. A Azov ainda oferece opções de 38, 40 e 44 pés, mas foi a Z480 HT, com seu perfil mais agressivo, a escolhida para a estreia da marca no Raio- X do Bombarco. Lançada durante o Virtual Bombarco Show 2020 como um projeto premium, pensado nos mínimos detalhes para oferecer grande conforto combinado com alta performance, ela despertou o interesse do público. Com um valor aproximado de R$ 2.300.000,00, a AZOV Z480 HT foca em bons acabamentos e detalhes em todos os cantos da embarcação, além de muita navegabilidade.

 

O design das embarcações do estaleiro Azov Yachts tem como inspiração o que existe de melhor nos mercados náuticos mais exigentes. O objetivo é oferecer, em barcos fabricados no Brasil, as mesmas soluções de qualidade e bom gosto que podem ser encontradas no exterior.

 

O casco da Z480 HT possui uma ponta incisiva, que corta o horizonte e direciona o olhar para a curvatura longilínea do verdugo. As janelas laterais são sobrepostas por um vidro único, dando a impressão de uma longa e singular fenda no casco, de recorte mais geométrico. Apesar de se assemelhar muito à uma lancha offshore, a Z480 HT é do tipo hardtop, e é exatamente esta cobertura que se estende por completo e dá um toque diferenciado ao perfil da embarcação. Uma outra cobertura em Stobag - já de série - pode ser acionada via controle remoto com abertura total de 2,50 m, ampliando a área abrigada até a popa.

 

A popa tem parte da sua plataforma submergível, chegando a 1,10 m de descida. O acionamento é comandado do interior da lancha, ou através de controle remoto, que pode ser usado na chegada com um jet-ski, fazendo a suspensão do mesmo, deixando ainda uma área de cerca de 79 cm para passagem. Quatro pega mãos e uma escada de inox embutida auxiliam no retorno da água à embarcação, bem como os dois chuveiros nas laterais – com opção de água fria e quente. O espaço gourmet é completo, com churrasqueira, pia, tábua de corte e compartimento para lixo orgânico. Dois paióis, outra lixeira para recicláveis, latas e garrafas, cunhos e mais pega mãos nas laterais completam a área.

 

A passagem para a praça de popa fica a bombordo, e com a ausência dos passadiços laterais, o barco ganha muita área de boca – 3,98m para ser mais preciso. Essa área de confraternização no cockpit é ampla e aberta, com um sofá lateral e outro em U ao redor da mesa em teca - com pé em inox personalizado. Os estofamentos são de acabamento resistente e de medidas largas, dando uma sensação ainda maior de conforto e acolhimento. O teto de quase 2m de pé direito segue o revestimento das paredes do barco e conta com uma iluminação em LED diferenciada. Uma cervejeira e uma TV embutida completam a área preparada para bons momentos em família e amigos. Ao lado do posto de comando, um solário interno ocupa uma grande área estofada com vista privilegiada, e que permite aproveitar um sol particular graças ao hardtop retrátil.

 

Saindo para a proa pela escada de acesso, a segurança é garantida por um guarda mancebo alto. Na ponta, um banco em V feito de madeira contorna a saída da gaiuta e recebe mais convidados. Piso antiderrapante em toda a área ao redor do duplo solário de proa proporciona ainda mais possibilidades de uso.

 

A cabine é um destaque à parte. Descendo as escadas, uma área de lounge com um grande sofá se estende por toda a lateral do barco – embaixo dos assentos, espaçosos paióis. Acima, as laterais são revestidas de grandes armários com acabamento em laca. A iluminação natural é abundante com as janelas que seguem por toda a extensão do barco, em ambas laterais. E no teto, um projeto de iluminação similar ao utilizado no hardtop, cria uma unidade no design. A cozinha em L conta com armários, bancada de preparo, fogão, forno e geladeira. Em toda a cabine, saídas lineares do ar-condicionado foram embutidas no design do revestimento próximas ao teto, jogando o ar frio para baixo, enquanto que saídas de vazão sugam o ar quente nas partes inferiores da cabine. Essa troca termodinâmica é uma proposta muito eficiente do estaleiro. Uma suíte, um quarto com cama à meia nau e outro banheiro completo abrigam até 4 pessoas para pernoite e 20 para passeios diurnos. O pé direito dos banheiros chega a cerca de 1,90 m, mas o da cabine, ultrapassa essa marca, com 2,04 m. No piso existem 3 caixas para acesso às bombas de ar-condicionado e caixas servidas, onde concentram as águas dos ralos e torneiras que serão expelidas, garantindo que a embarcação permaneça seca sempre.

 

A casa de máquinas também é seca e muito organizada. Todo o espaço é revestido com isolamento acústico, para que os dois motores Volvo Penta D-6 440 HP não incomodem o passeio com ruídos. Totalmente equipada, cada item tem seu lugar e função: gerador Onan, boiler Quick, ar-condicionado Dometic 32mil BTUs e cabeamentos estanhados estão seguros e protegidos de qualquer sujeira assim como 100% codificados. O posto de comando tem um painel com uma disposição difereciada, proporcionando uma posição mais alta na poltrona do capitão. Equipamentos de navegação ficam bem visíveis, botoeiras sempre à mão e acelerador de fácil acesso com dois glass de 9 polegadas com muita tecnologia, fazendo o monitoramento de toda parte de segurança do barco. E mais: controle de luzes de navegação, baterias, tanques de combustível e água doce, bombas de porão, joystick, farol de busca e sistema com 3 câmeras - sendo uma abaixo do banco de proa, facilitando enxergar a descida e subida da âncora sem precisa do auxílio de alguém na proa para fazer a ancoragem.

 

A navegação da Z480 HT é bem macia, mesmo com seus 15,30 m de comprimento. De resposta segura e firme, as curvas são feitas com muita facilidade, inclusive no retorno, cortando as ondas com bastante eficiência. No mar picado e com ventos fortes de Recife, a embarcação seguiu sem tombar ou pesar na pilotagem. O modelo registrou 12.25 segundos no tempo de planeio.

 

Para conhecer melhor a Azov Z480 HT, acompanhe Marcio Ishihara na Coroa do Avião, em Igarassu-PE, para o Raio-x Bombarco:

 

 

Informações do teste Azov Z480

 

Local: Igarassu-PE. Coroa do Avião

 

Condições na escala Beaufort: 03

 

Pessoas a Bordo no Raio-X: 03

 

Responsável pelo Raio-X: Marcio Ishihara

 

Motorização do Raio-X: 2 x D6 440hp Volvo Penta Diesel

 

Peso do Casco: 11000kg

 

Rabeta: Duoprop

 

Ângulo V na popa: 22

 

Tanque de água total/no Raio-X: 450/350

 

Tanque de combustível total/no Raio-X: 800/700

 

Velocidade Máxima: 44.8mph

 

Cruzeiro econômico

 

Velocidade: 24mph

 

RPM: 2800

 

Consumo: 84lts/h

 

Autonomia: 9 horas

 

Tempo de Planeio: 12.25s

 

Medições: 0 à 15 mph: 8.45s / 0 à 25 mph: 19.10s

 

Mais informações: www.instagram.com/azovyachts/

 

Redação: Bombarco