Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Barco fabricado com garrafas PET cruza o Pacífico

Notícias

Barco fabricado com garrafas PET cruza o Pacífico

27/07/2010
Compartilhar

Após 130 dias e mais de 20 mil km navegados, o Plastiki completou sua travessia do oceano Pacífico e chegou ontem, 26 de julho, em Sydney, na Austrália.

Os dez tripulantes saíram de São Francisco, nos Estados Unidos e chegaram ao outro lado do mundo a bordo de um veleiro Catamaran de 20 metros de comprimento feito de garrafas PET e outros materiais recicláveis e reciclados, depois de quatro meses de expedição.

Elaborado pelo ecologista David de Rothschild, inglês descendente da famosa família de banqueiros, o projeto Plastiki é uma tentativa de chamar a atenção das pessoas para o problema do lixo no planeta.

O barco tem um sistema de flutuação projetado com 12 mil garrafas de dois litros presas ao casco. Preenchidas com apenas 12 gramas de gelo seco. São elas que garantem que a estrutura, de plástico reciclável, não afunde na água.

Os mastros são feitos de canos de alumínio reciclado, enquanto as velas são fibras de um tipo de PET. As cabines também são feitas de plástico reciclável e são removíveis, podendo ser usadas como estruturas em terra firme.

Enquanto o teto do barco recolhe água da chuva para uso em banho, turbinas eólicas, painéis solares e duas bicicletas ergométricas foram adaptadas para exercícios da tribulação, que ao pedalar geram energia.

Redação: Bombarco
Fonte: Tecnologias Verdes – Abril. Texto na íntegra: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/barco-de-garrafas-pet-cruza-pacifico-26072010-19.shl
Foto: Divulgação