Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Ben Ainslie anuncia aposentadoria dos Jogos Olímpicos

Notícias

Ben Ainslie anuncia aposentadoria dos Jogos Olímpicos

29/11/2012
Compartilhar

Na terça-feira, 27 de novembro, o velejador britânico Ben Ainslie anunciou em seu site oficial a decisão de se aposentar das competições olímpicas de vela para se dedicar a Copa da América, disputa criada pelos britânicos em 1851, mas que nunca foi vencida pelo time da Grã-Bretanha. Ainslie está a frente do time Ben Ainslie Racing (BAR) AC45, que já conseguiu bons resultados da America’s Cup World Series (ACWS), séries de regatas que antecedem a Copa da América, terminando em segundo no último evento, disputado em outubro.

“A Copa da América sempre foi um objetivo para mim. Com o novo formato da ACWS e o crescimento comercial do evento, eu me sinto confiante que podemos continuar crescendo como um time comercialmente viável, com o desafio final de disputar a 35ª Copa da América,” afirmou o velejador que em 2012 se juntou a Torben Grael e Robert Scheidt como únicos atletas a conquistarem cinco medalhas olímpicas na vela.

Sobre se afastar dos Jogos Olímpicos, Ainslie afirmou que a decisão foi difícil. “Eu quis tirar um tempo depois de Londres, para pensar sobre o futuro e qual seria meu próximo desafio. Eu tive uma incrível carreira olímpica,” disse.  A primeira participação do britânico numa Olimpíada foi em Atlanta, em 1996, onde conquistou a medalha de prata na classe Laser. Em Sidney 2000, Ainslie conquistou sua primeira medalha de ouro. Nas edições seguintes, o velejador voltou ao ponto mais alto do pódio, mas da classe Finn.

John Derbyshire, diretor da Associação de Desempenho em Iatismo Royal, aprovou a decisão de Ainslie. “Bem sempre deixou claro que seus objetivos na carreira eram ganhar um ouro olímpico e vencer a Copa da América. Com quatro medalhas de ouro e uma de prata em cinco Jogos Olímpicos, sendo o mais sucedido velejador olímpico da história, ele não precisa provar mais nada em termos olímpicos. Por isso, é completamente compreensível que ele agora volte sua atenção para seu segundo objetivo e, esperamos, levar o time britânico à vitória no mais antigo troféu do esporte pela primeira vez”, afirmou Derbyshire.

Ainslie passará os próximos 10 meses treinando e competindo com o time Oracle USA, em São Francisco, ganhando experiência como timoneiro em um dos barcos equipe que disputa a 34ª Copa da América, em setembro de 2013.

 

 

Redação Bombarco
Fonte: Site Oficial de Ben Ainslie
Fotos: Reprodução/BenAinslie.com