Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Bomba de porão: o principal item de segurança do seu barco

Notícias

Bomba de porão: o principal item de segurança do seu barco

Mercado 30/11/-0001
Compartilhar

“O principal item de uma embarcação no quesito segurança”, é assim que Eliton Selinger, proprietário da Barco Novo, loja especializada em acessórios náuticos, define a bomba de porão, peça responsável por jogar para fora a água que entra no barco. E por ser tão importante para a segurança da sua navegação, você deve prestar muita atenção na hora de comprar, instalar e manter a peça.

 

Comprando


O primeiro cuidado que é preciso ter é na escolha da bomba, pois os modelos tem capacidade que variam de 360 a 5.000 galões/hora e você deve escolher uma que esteja de acordo  com as necessidades do seu barco, avisa Sergio Macedo, sócio-proprietário da Sea Boat, empresa especializada em manutenção de barcos.


Selinger explica que barcos com casco de madeira e/ou que pegam mar aberto podem precisar de uma bomba mais potente, já que entra muita mais água no porão.


Economizar na compra da bomba pode ser uma furada, então Selinger recomenda  que, ao invés de comprar a bomba mais barata no lugar da bomba certa para a sua embarcação, o melhor é pesquisar valores e escolher marcas conhecidas e com tradição no mercado. Os valores das bombas podem variar entre R$ 59,00 e R$ 500,00.


Instalação


Como tudo no barco, a bomba de porão também tem um lugar certo: a peça deve ficar onde a água tende a ficar mais acumulada.


Alguns barcos podem exigir mais de uma bomba, por isso é bom sempre ligá-las em sistemas independentes para que, no caso de uma falhar, a outra continue funcionando sem problemas. Uma boa medida de segurança é, mesmo nos barcos em que apenas uma bomba é necessária, ter uma bomba extra por segurança.


Selinger também aconselha a ligar a bomba de porão dentro de dois sistemas de ignição, um manual e um automático. Muitos modelos já vêm com os dois sistemas, mas também é possível comprar o automático e instalá-lo junto com a bomba de ignição manual.


A instalação da bomba é bem fácil, basta seguir o manual, mas, se preferir, você pode contratar um profissional para fazer isso para você.

 

Manutenção


As bombas de porão podem funcionar anos sem nenhum problema, mas apenas se bem cuidadas. Macedo afirma que a melhor forma de manter sua bomba funcionando bem e sua embarcação segura é a cuidadosa limpeza do porão, pois detritos podem danificar o funcionamento da bomba.

O ideal, afirma Macedo, é que os lancheiros façam a limpeza do porão entre as saídas com os barcos. Quem utiliza os barcos durante os fins de semana, deve pedir que a marina faça a limpeza durante a semana quando o barco fica parado.


> Encontre empresas especializadas em manutenção de barcos no Guia de Empresas Bombarco

> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco


> Pesquise os diversos modelos de lanchas, veleiros, jet skis e barcos de pesca à venda nos Classificados do Bombarco!


Serviço


Barco Novo
Endereço: Rua Celeste Santi, 370 - Centro Cívico, Curitiba
Tel.: (41) 3308-2011 / 3308-2016 / ID* 119*99356
Site: www.barconovo.com


Sea Boat
Endereço: Avenida Atlântico, 3360 - Interlagos, São Paulo
Tel.: (11) 5071-3006 / 7758-2848 / ID* 13*13003
Site: www.seaboat.com.br

Marília Passos para Bombarco
Foto: Reprodução/Barco Novo