Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Brasil termina em sétimo no evento-teste da vela para Olimpíada de 2012

Notícias

Brasil termina em sétimo no evento-teste da vela para Olimpíada de 2012

15/08/2011
Compartilhar

A delegação nacional deixou Weymouth, cidade que receberá a vela na Olimpíada de 2012, com a sensação de dever cumprido. A equipe brasileira chegou a quatro finais no evento-teste e terminou na sétima colocação no quadro geral de medalhas, com uma de ouro. A Holanda foi a grande campeã com cinco medalhas, sendo três de ouro. A Grã-Bretanha ficou em segundo com seis conquistas, mas apenas uma de ouro.

Além do primeiro lugar antecipado de Robert Scheidt e Bruno Prada, a dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminou em quinto na 470. Na mesma colocação ficou Bruno Fontes, velejador de Laser. Todos ficaram próximos de subir ao pódio na competição marcada pelo frio e por ventos fortes.

Na prancha à vela, Ricardo Winicki disputou a medal race e acabou em 10º, provando que pode brigar por medalha no ano que vem. Já a jovem Patrícia Freitas terminou o campeonato de RS:X em 11º, mas com nítida evolução técnica.

Nas outras classes como Finn, Laser Radial e 470 masculino, os brasileiros rivalizaram de igual para igual com os melhores do mundo e projetam melhorar a posições nas próximas competições.

Mundial

O desafio mais importante do ano será o Mundial de Perth, na Austrália. O evento classificará os países para a Olimpíada de 2012. Para o campeonato da Oceania, o Brasil levará a mesma equipe de profissionais que esteve em Weymouth. O staff verde e amarelo contou com fisioterapeuta, massagistas, meteorologista, consultor de regras, barqueiros e treinadores para todas as classes.

Regata da medalha da Star

Mesmo com o título garantido, a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada disputou a medal race. Para não fugir a regra, mais um resultado positivo. O quarto lugar na prova final, mesmo com uma penalidade, mostrou o domínio dos brasileiros no campeonato do começo ao fim. A parceria soube aproveitar bem o regime de ventos, superior a 15 nós, nas 11 regatas realizadas.

A prata em Weymouth ficou para os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson (20 pontos atrás dos brasileiros) e o bronze para os poloneses Mateuzs Kusznierewicz e Dominik Zycki (25 pontos atrás).
No calendário dos líderes do ranking mundial da classe estão semanas de treinamento no Lago di Garda, na Itália e competições pela Europa até o Mundial de Perth.

O evento-teste foi uma simulação do que deve ocorrer durante a disputa dos Jogos Olímpicos em 2012. A competição contou com os melhores do ranking mundial em oito classes. O campeonato teve 378 velejadores de 44 países.

O Brasil foi representado por 11 atletas na 470 (masculino e feminino), Finn, Laser, Laser Radial, Star e RS:X (masculino e feminino) e não disputou as classes 49er e Match Race.

A Confederação Brasileira de Vela e Motor tem o patrocínio do Bradesco e da CPFL Energia.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto:
Fred Hoffmann / ZDL