Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Brasileiros são os representantes da América do Sul na Grand Final Nations Cup ISAF

Notícias

Brasileiros são os representantes da América do Sul na Grand Final Nations Cup ISAF

28/03/2011
Compartilhar

O Brasil será o representante sul-americano na Copa do Mundo de match race que acontecerá em setembro nos Estados Unidos. O comandante Henrique Haddad na divisão Open e Juliana Senfft na feminina conquistaram a classificação na seletiva Regional da Nations Cup, realizada entre 24 e 26 de março, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Eles derrotaram a Argentina e Peru na rodada final, disputada em série de melhor de cinco regatas.

A seletiva foi muito disputada, mas o melhor ficou para o último dia. Na divisão Open, Haddad derrotou o argentino Juan Grimaldi por 3 a 2 . O brasileiro teve um começo nervoso na final, perdeu a primeira regata e sofreu penalidades em dois matches da série. Mas ele conseguiu “entrar” na disputa e se recuperou. Grimaldi velejou muito bem, mostrando ser um timoneiro experiente.

Na regata decisiva o argentino esteve na liderança, mas tinha um pênalti. Ele conseguiu pagar o 360º no segundo contravento e se manteve à frente. No entanto, logo depois da montagem da bóia Haddad conseguiu tomar a dianteira na perna de popa e não deixou o adversário ultrapassá-lo. Os dois barcos vieram tão próximos que a vitória foi decidida por bico de proa.

Na divisão feminina a comandante Juliana Senfft e suas tripulantes Gabriela Nicolino e Daniela Adler, do Veleiros do Sul, terminaram a seletiva sul-americana invictas, tanto na fase de round robin como na final. Elas venceram por 3 a 0 a equipe peruana lidera por Tania Zimmermann.

Apesar de não terem marcado nenhum ponto na série final, as vice- colocadas fizeram as melhores regatas delas na competição, inclusive ameaçando as brasileiras. A timoneira Senfft ficou entusiasmada com o resultado que serviu de ânimo para sua equipe, após ter ficado em 3º lugar na Pré-Olímpica de Brasília, em fevereiro.

A Nations Cup ISAF, da Federação Internacional de Vela, é a copa do mundo de match race entre nações que se realiza a cada dois anos. Até julho terão mais sete seletivas na Europa, Ásia, África, Oceania, América do Norte e Caribe. A Grande Final será em Sheboygan, nos Estados Unidos, de 13 a 18 de setembro.

Classificação final

Divisão Open
1º Henrique Haddad, Mario Trindade e Victor Demaison (BRA)
2º Juan Grimaldi, Francisco Van Avermaete e Rafael De Martis (ARG)
3º Daniel Mendoza, Giancarlo Polar e Wilfredo Lafosse (PER)

Divisão Mulheres
1º Juliana Senfft, Gabriela Nicolino e Daniela Adler (BRA)
2º Tania Zimmermann, Nathalie Zimmermann e Jimena Gaviño (PER)
3º Martina Silva, Ana Lucia Silva e Trinidad Silva (ARG)

Redação: Bombarco
Fonte: Veleiros do Sul – www.vds.com.br
Foto: Divulgação / VDS