Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Canoa Quebrada recebe I Festival Internacional dos Ventos

Notícias

Canoa Quebrada recebe I Festival Internacional dos Ventos

11/12/2012
Compartilhar

Entre os dias 7 e 9 de dezembro, foi realizado em Canoa Quebrada, Ceará, o I Festival Internacional dos Ventos, com competições de kitesurf, windsurf, parapente e regatas de jangada. No domingo, dia 9, foram realizadas as últimas competições do festival, começando com as disputadas de jangada grande e jangada pequena, e terminando com as finais do Campeonato de Parapente. Também foram divulgados os nomes dos atletas vencedores do Canoa Kitesurf Freestyle e do Campeonato Brasileiro de Formula Windsurfing 2012, válido como a última etapa do ranking mundial da International Windsurf Association (IWA).

O jangadeiro Enezio venceu a disputa na categoria Grande, e Zazinha, na categoria Pequena. Natural de Canoa Quebrada, Zazinha também levou a melhor no parapente; os pilotos Jamil Sales e Lucas Half, que ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente.

No windsurf, o velejador cearense Gabriel Browne liderou toda a competição e garantiu o primeiro lugar no campeonato e o título de campeão brasileiro de 2012. A disputa pelo segundo lugar foi bastante acirrada e os velejadores Wilhelm Schürmann e Mathias Pinheiro deram o máximo na busca da classificação. Schürmann levou a melhor, ficando com o segundo lugar, e Mathias garantiu a terceira colocação no ranking.

O Canoa Kitesurf Freestyle foi um show à parte no Festival, reunindo numa mesma competição os melhores atletas de Freestyle do Brasil e os atletas locais. No masculino, Evandro Silva garantiu a primeira colocação, seguido por Carlos Madson e Lestiano da Silva. No feminino, Dionéia Vieira, atual campeã brasileira de Freestyle, conquistou a primeira colocação, seguida pelas atletas locais Luana Saunier e Lijanira Saunier.

A primeira edição do evento reuniu 76 competidores nas provas de kitesurf, windsurf, parapente e jangada, com premiação total de R$ 22 mil, além de troféus. Cada jangadeiro que participou da Regata recebeu, ainda, uma cesta básica. “O sucesso do Festival Internacional dos Ventos, em Canoa Quebrada, credencia essa região do estado do Ceará para receber o evento anualmente. As competições simultâneas na água e no ar se mostraram viáveis, garantindo uma competição bastante técnica e disputada pelos melhores do país em suas respectivas modalidades”, avaliou o presidente da Associação Brasileira de Windsurf, Teka Lenz.

Classificação

Campeonato Brasileiro de Formula Windsurfing
1. Gabriel Browne
2. Wilhelm Schürmann
3. Mathias Pinheiro

Canoa Kitesurf Freestyle
Masculino
1. Evandro Silva
2. Carlos Madson
3. Lestiano da Silva

Feminino
1. Dionéia Vieira
2. Luana Saunier
3. Lijanira Saunier

Campeonato de Parapente
1. Zazinha
2. Jamil Sales
3. Lucas Half

 

Regata de Jangadas

Jangada Grande
1. Enézio
2. Careca
3. Izaque

Jangada Pequena
1. Zazinha
2. Vitor
3. Erliudo

 

Redação Bombarco
Fonte: Divulga Ação
Fotos: Fernando Braga