A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião irá aplicar, entre os dias 27 e 29 de novembro, exames para habilitação de Arrais Amador. A prova eletrônica será realizada nos três dias, das 9 às 15h, no Hotel Marina Canoa, na Barra do Una, Costal Sul de São Sebastião (SP).
Além das provas, a equipe de militares irá prestar orientações sobre a regularização de documentos de embarcações e Inspeção Naval, das 9 às 16h.
Para a aplicação de exames para Arrais Amadores - que permite a navegação interior, em águas abrigadas - é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia autenticada do CPF e do RG; cópia do comprovante de residência (contendo CEP e bairro); cópia autenticada da carteira de habilitação de amador (CHA para exame de mestre); atestado médico (sanidade física, mental, auditiva e visual, com nome e CRM legíveis) e em caso de renovação, anexar a carteira original vencida. A delegacia informa que só serão recebidas para renovação as carteiras emitidas pela Delegacia de São Sebastião. Só será possível fazer a inscrição para as provas com a apresentação do exame médico.
A taxa para o exame/renovação é de R$ 50. Bibliografia recomenda pelas Normas da Autoridade Marítima (Norman-03): Navegar é Preciso, de Geraldo Luiz Miranda de Barros, 11ª edição; Navegue Tranquilo, de Hilvir W. Cantanhede, 9ª edição, volume I e Navegação a Ciência e a Arte, de Altineu Pires Miguens.
Informações
Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião
Telefones: (12) 3892-1555 ou 3892-1550
Hotel Marina Canoa
Av. Magno Passos Bitencourt, 326, Praia de Barra do Una, São Sebastião (SP)
Telefone: (12) 3867-1313
http://www.canoa.com.br/
Normas da Autoridade Marítima (Normam-03)
http://www.dpc.mar.mil.br/
Redação Bombarco
