Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Cearense Biel permance na liderança do Wind Brasil Fortaleza

Notícias

Cearense Biel permance na liderança do Wind Brasil Fortaleza

27/11/2009
Compartilhar

O cearense, Gabriel Browne, 18, manteve a liderança na classificação geral do Wind Brasil Fortaleza – Mundial de Formula Windsurf 2009, disputado em Fortaleza (CE).

Apesar de não ter vencido nenhuma das quatro regatas realizadas nesta quinta-feira (26), Biel, como é conhecido, se prevaleceu da regularidade e agora tem 11 pontos perdidos, a mesma do polonês Wojtek Brzozowski, segundo colocado. Contudo, o brasileiro leva vantagem por ter chegado à frente (4º contra 7º) do adversário direto na última prova do dia. “Não foi um dia tão especial como o de ontem (quarta-feira), quando ganhei uma regata e cheguei em segundo lugar nas outras duas. Mas acabou sendo bom, pois, com os dois terceiros e um quarto desta quinta permaneço bem na briga pelo título”, avaliou o atleta que tenta quebrar a hegemonia dos estrangeiros, já que desde a primeira edição, há 12 anos, nenhum velejador brasileiro subiu ao degrau mais alto do pódio no Wind Brasil Fortaleza.

Na terceira colocação na classificação geral, após um total de sete regatas realizadas, está o italiano Alberto Menegatti, primeiro na segunda regata do dia, com 14 pontos perdidos. O catarinense Wilhelm Schurmann ficou em segundo na última prova do dia, mas está em quinto no geral com 19 pontos.

O principal vencedor desta quinta-feira foi Steve Allen, que se adaptou bem aos ventos entre 13 (24,04 km/h) e 15 nós (27,80 km/h) e também à raia de 9 Km montada pela comissão de prova. “Se mantiver o ritmo que tive hoje, acredito que dê para brigar pela vitória”, comentou o velejador da Austrália, vice-campeão do Wind Brasil Fortaleza em 2007, atrás apenas do francês Antoine Albeau. Na classificação geral, Allen acumula 14 pontos perdidos e está em quarto lugar.

Surpresas
Uma das surpresas ficou por conta da terceira colocação obtida pelo carioca Ricardo Winicki, o Bimba, na última regata do dia. Mesmo sendo especialista na classe RS:X Olímpica, o representante do Brasil nos três últimos Jogos Olímpicos (Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008) superou alguns dos melhores do mundo. “O vento ficou mais fraco, o que me favorece, e ainda consegui fazer uma boa regata, largando bem e usando uma estratégia diferente dos demais que deu certo”, analisou. Bimba compete na classe Formula como treinamento para a Olimpíada de Londres, em 2012.

As competições do Wind Brasil Fortaleza encerram neste domingo (29), na raia montada em frente do Marina Park Hotel.


Classificação – após 7 regatas (com 2 descartes)
1º lugar: Gabriel Browne (BRA), 11 pontos perdidos
2º: Wojtek Brzozowski (POL), 11
3º: Alberto Menegatti (ITA), 14
4º: Steve Allen (AUS), 14
5º: Wilhelm Schurmann (BRA), 19
6º: Paulão dos Reis (BRA), 26
7º: Jesper Vesterstrom (DEN), 27
8º: Fábio Melo (BRA), 32
9º: Victor Melo (BRA), 34
10º: Dennis Little (NED), 41


Redação Bombarco
Fotos: Luiz Doro/adorofoto