Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Classe HPE25 espera reunir 30 barcos na 37º Rolex Ilhabela Sailing Week

Notícias

Classe HPE25 espera reunir 30 barcos na 37º Rolex Ilhabela Sailing Week

25/05/2010
Compartilhar

A Classe HPE25 aposta no crescimento e no aumento de competitividade na 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week, a mais importante competição náutica da América Latina, que este ano será disputada de 17 a 24 de julho, no Yacht Clube de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo.

"Este último ano foi muito rico para a classe. Para ter uma idéia, a fábrica já tirou do molde o barco de número 37. Temos mais quatro nomes na lista de espera e um possível contrato de venda de outros cinco barcos para a Escola Naval/ Marinha do Brasil. Isso nos remete tranquilamente a um número seguramente maior do 25 barcos participantes. Eu ouso dizer que deveremos estar mais próximos de 30 do que de 25 barcos", comentou Felipe Whitaker, coordenador da classe.

Whitaker conta que os comandantes investiram mais na qualificação técnica dos tripulantes. "O vencedor da HPE25 na Rolex no ano passado foi um argentino que tinha vasta experiência na classe europeia TP52, um barco grande, porém one design", lembrou. "E isso fez com que outros comandantes quisessem elevar o nível técnico de seus tripulantes. Seja do ponto de vista técnico ou de qualificação. O barco 37, por exemplo, será comandado por um medalhista olímpico de Pequim, o alemão Jens Kroker."

Com a venda de alguns barcos e a compra de novos, o quadro de comandantes foi ampliado. Segundo o coordenador, os barcos mais velhos foram vendidos a gente jovem e novos interessados na classe e, ao mesmo tempo, os antigos donos apenas renovaram o seu compromisso com a classe, comprando novos barcos. "Foi o caso do 002 (Dario Galvão, dono do agora do 028), 005 (Hugo del Priore, dono do 031), 006 (Augusto Falleti, dono do 027), 008 (Mark Essle) e 020 (Felipe Furquim)", disse.

A chegada e o sucesso da Classe S40, também one design, não é uma ameaça para o HPE25, de acordo com Whitaker. "Mas não vemos o S40 como uma ameaça, mas sim como um potencial aliado na divulgação do conceito do ‘igual é mais’", afirmou.

Inscrições - Estão convidadas para participar da Rolex Ilhabela Sailing Week as Classes S40, ORCi, ORCc, BRA-RGS, HPE25, Beneteau First 40.7, Delta 32, Skipper 30 e 21. As inscrições estão abertas e os interessados só poderão assegurar participação pelo site www.risw.com.br, com valores iniciais promocionais. As taxas de inscrição aumentarão conforme programação já disponibilizada no Aviso de Regata, que está no site oficial. O YCI ressalta que haverá limite no total de inscrições a 150 veleiros.

A RISW tem patrocínio titular da Rolex, assim como patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem ainda os apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), da Classe S40, da Classe HPE25, da Classe BRA-RGS, do Yacht Club Argentino e da Prefeitura Municipal de Ilhabela. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Mais informações no site www.risw.com.br


Redação Bombarco
Fonte: ZDL assessoria
Foto: Aline Bassi/Balaio