Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Clipper Race: Brasil bate recorde de inscritos na regata de volta ao mundo

Notícias

Clipper Race: Brasil bate recorde de inscritos na regata de volta ao mundo

09/08/2013
Compartilhar

A Clipper Round The World Race, regata oceânica mais longa do mundo, recentemente nomeou a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, como Porto-Sede de sua edição 2013-2014. E, além de ser o destino da primeira etapa da regata que parte de Londres, em 1º de setembro, o Brasil terá representantes dentro dos veleiros: seis velejadores brasileiro participarão de pelo menos uma etapa da corrida, um novo recorde para o país.

O perfil aventureiro e acessível da regata, que pode ser competida por qualquer pessoa, independente do nível e experiência na vela, torna a experiência possível para os cidadãos brasileiros comuns, que podem escolher entre a regata inteira ou apenas uma etapa.

João Gustavo Togneri, que trabalha na WEG em Jaraguá do Sul, será um dos brasileiros na Clipper Race. E já está registrando as suas experiência com detalhs da preparação e treinamento no blog “J. Gustavo Togneri Sailing Adventures” (http://www.jgsailing.com/). Togneri participará da primeira etapa junto o Tem Patrick.

Em uma recente pulicação, o velejador blogueiro escreveu: “O tempo está passando rápido, faltando poucas semanas para embarcar. Já passou da hora de pensar nos últimos detalhes da mala para a travessia oceânica do Atlântico... Como já expliquei, não estou embarcando num cruzeiro luxuoso ou em um confortável veleiro oceânico para esta viagem. É uma competição, apesar de amadora, o pessoal leva o fato da disputa pelo trofeu bem a sério e todo mundo, no final das contas, quer ganhar.”

Treinamento

A Regata Clipper oferece treinamento específico dividido em três fases: o nível um apresenta os princípios básicos de um barco à vela de grande porte, além de segurança e habilidades de marinharia; o nível dois aprofunda o treinamento anterior, porém com um foco maior no Clipper 70, o novo barco da Clipper; e a fase final de formação acontece no nível três, onde os skippers e tripulantes podem desenvolver suas próprias equipes de corrida, adaptar os seus barcos e formular suas próprias táticas de corrida.

Mais de 4.000 pessoas de todo o mundo já participaram do Clipper Training, o programa de treinamento para a Regata Clipper de Volta ao Mundo.

Conheça os brasileiros já inscritos na Clipper

João Gustavo Togneri
Profissão: Engenheiro Mecânico
Cidade: Jaraguá do Sul
Etapas escolhidas: Etapa 1
Solteiro, trabalha na WEG em Jaraguá do Sul. Escreve um blog sobre a sua participação na Clipper, inclusive sobre sua preparação e treinamento. Está ansioso para o desafio de cruzar um oceano em um barco como o Clipper 70.
Pertence à equipe denominada Team Patrick (CV29).

Emanuel Almeida
Profissão: Consultor
Cidade: São Paulo
Etapas escolhidas: Etapas 1, 2 e 3
É um velejador experiente que aprendeu a velejar com o tio e primos. Acha que os grandes desafios da regata serão o clima e as condições da vida a bordo.
Pertence à equipe denominada Team Patrick (CV29).

Elaina Lourenço
Profissão: Engenheira de Software
Cidade: Londres
Etapas Escolhidas: Etapa 1
Conheceu a Regata em Southampton, quando viu a frota Clipper 2011-12 em partida para a próxima perna. Mora em Londres desde 2008 e está ansiosa para aprender novas habilidades e conhecer pessoas.
Pertence à equipe denominada Team Patrick (CV29).

João Guilherme Sauer
Profissão: Engenheiro de Software
Cidade: Londres
Etapas Escolhidas: Etapa 1
Casado com Elaina Lourenço, afirma a regata é uma maneira emocionante de visitar a família no Brasil. Está ansioso para aprender a velejar e conhecer as dificuldades de uma travessia oceânica.
Pertence à equipe denominada Team Richard Gould (CV25).

Cassius Pazutti
Profissão: Analista de riscos
Cidade: Porto Alegre
Etapa escolhida: Etapa 2
Participará da Clipper no barco patrocinado pelo banco em que trabalha. O foco dele é o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipe e a promoção dos valores da DLL. Não tem nenhuma experiência anterior na vela.
Pertence à equipe denominada Team Richard Gould (CV25).

Paula Santos
Profissão: Diretora Executiva
País que mora: Havaí
Etapas escolhidas: Etapa 7
Gosta de conhecer pessoas e encarar desafios fora de sua zona de conforto. Possui projetos ligados a arte para crianças e atualmente está escrevendo um livro. Pertence à equipe denominada Team Patrick (CV29).

Redação Bombarco
Fonte: Clipper Brasil
Foto: Reprodução/J. Gustavo Togneri Sailing Adventures