Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Conheça o Kitesurf

Notícias

Conheça o Kitesurf

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

O Kitesurf, "Kite", que significa pipa e "Surf", que significa "navegar", é um esporte aquático, também conhecido como Flysurf, que envolve velejar e navegar em uma prancha em alta velocidade.

A mistura de surf, windsurf e wakeboard foi inventada em 1985 por dois irmãos franceses, Bruno e Dominique Legaignoux, mas alcançou popularidade somente em meados da década de 1990.

No kitesurf o esportista utiliza um parapente (também conhecido como papagaio), um tipo de pipa, e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés e, com a pipa presa à cintura, é impulsionado pelo vento. É possível controlá-lo, por meio de uma barra, escolher o trajeto e realizar saltos.

O esporte, relativamente recente, está em uma fase de grande popularidade no Brasil e no mundo. Segundo Américo Pinheiro Júnior, presidente da ABK – Associação Brasileira de Kitesurf, em 10 anos o esporte cresceu muito no País e, atualmente, muitos windsurfistas estão migrando para o kitesurf:

“Boa parte dos novos adeptos vêm do windsurf até em função da praticidade que o equipamento proporciona”, disse Américo.

De acordo com o presidente, todo o equipamento pode ser carregado em uma pequena mochila. Somente a prancha, que tem perto de um metro, o esportista leva na mão. Com poucos instrumentos o praticante poderá realizar manobras e sentir a adrenalina desse esporte radical.

No kitesurf é usado um parapente e a grande vantagem disso é que o vento pode estar fraco e o mar sem ondas e, mesmo assim, ser possível a realização de manobras e saltos. A prática do kitesurf também pode ser feita em lagoas e sobre o gelo.

A popularidade do esporte aumentou bastante em função da novela Fina Estampa, exibida na Rede Globo. A personagem Nanda, interpretada pela atriz Luma Costa, é a esportista de Kitesurf da novela. Sua dublê é a atleta Carol Freitas.

No entanto a prática do kitesurf requer treinamento especializado. Segundo Francisco Ferreira (Frajola), dono da escola K08 há 12 anos, é fundamental um treinamento sério para praticar o esporte:

“O Kitesurf não é um esporte difícil de aprender, mas requer conhecimento especialmente no quesito segurança”, explica Frajola.

As regras da Capitania dos Portos indicam que toda embarcação com mais manobrabilidade deve desviar de embarcações com menos facilidade para manobrar. Ou seja, um kitesurfista precisa se desviar na maior parte das vezes, exceto de lanchas e jet skis, que não dependem de vento para manobrar e são mais ágeis.

Ainda de acordo com Frajola o esporte pode ser praticado por pessoas de 20 a 60 anos. Na escola K08 o curso de kitesurf custa R$ 1.980,00, para o pacote de 10 aulas e R$ 2.950,00 para o pacote de 22 aulas. A escola tem atualmente 49 alunos e fica na Praia da Barra, no Rio de Janeiro.

Mais informações sobre o esporte no site da associação – www.abk.com.br

 

Veja também: Windsurf ganha espaço no Brasil

 

Vanessa Xavier para Bombarco
Foto: Maurício Val / Fotocom.net

Vídeo: