Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Contagem regressiva para o início da Volvo Ocean Race, a maior regata de volta ao mundo

Notícias

Contagem regressiva para o início da Volvo Ocean Race, a maior regata de volta ao mundo

12/09/2011
Compartilhar

As seis equipes que participam da Volvo Ocean Race, maior regata de volta ao mundo do planeta, estão em processo final de preparação para o evento. Faltam menos de dois meses para içar velas e iniciar a competição considerada o ‘Monte Everest’ da vela mundial.

Nesse momento, os ajustes finais nos barcos e a concentração nas bases marcam a rotina das equipes. A Regata do Porto (in-port race) no dia 29 de outubro, em Alicante, na Espanha, marca o início da competição, que terá uma das paradas no Brasil. A cidade de Itajaí, em Santa Catarina, irá receber pela primeira vez uma etapa da VOR, programada para abril de 2012.

O time espanhol Telefónica recentemente passou pelas águas da Galícia, norte da Espanha, e agora está em sua base, em Sanxeno (Espanha). O barco conta em sua equipe com o carioca Joca Signorini, que será um dos chefes de turno. Joca foi campeão da última edição da Volvo Ocean Race, com o barco sueco Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael.

Já a equipe chinesa Sanya está na base Hamble (Inglaterra), costa sul do Reino Unido, e em breve deve anunciar o último tripulante para a 11ª edição da VOR. Enquanto isso, a Abu Dhabi Ocean Racing Team está concentrada na base de Cascais (Portugal), refinando sua embarcação.

O veleiro norte-americano PUMA Ocean Racing powered by BERG Propulsion esteve em Lanzarote (Espanha) para os últimos testes. A CAMPER with Emirates Team New Zealand, passou três meses e meio treinando forte nas águas neozelandesas e agora está finalizando o tour promocional por algumas cidades da Europa, seguindo para Lorient (França), onde a Groupama Sailing Team está concentrada.

A cidade espanhola de Alicante, onde será a largada da VOR, está praticamente pronta, até porque já é a segunda vez que é escolhida como parada da Volvo Ocean Race. Em julho, foi inaugurado o museu interativo da Volta ao Mundo, que pretende se tornar um novo ponto turístico da cidade.

Além disso, para ajudar na promoção da parada e fazer os espanhóis terem um contato maior com a regata, foi organizado um Road Show. A campanha promocional, embasada em um ônibus temático, passará por diversas cidades espanholas. Neste momento, o ônibus está na província de Valência. A jornada teve início em junho e irá durar até o final de setembro, um mês antes da largada da VOR.

A vila da regata de Alicante estará aberta aos visitantes de 14 de outubro até 5 de novembro, com mais de 40 atividades gratuitas.

A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 de abril, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto:
Mara Muia / Team Telefónica