Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa do Mundo de Vela: Brasileiros estreiam segunda etapa na liderança

Notícias

Copa do Mundo de Vela: Brasileiros estreiam segunda etapa na liderança

30/01/2013
Compartilhar

Na segunda-feira, 28 de janeiro, começou a etapa Miami da Copa do Mundo, a segunda da disputa, e os velejadores brasileiros se saíram bem nas primeiras regatas da competição que reúne alguns dos maiores nomes da competição que, assim como nossos atletas, também estão em campanha olímpica para os Jogos do Rio 2016.

Bruno Prada, que compete na Finn, estreou com vitória, vencendo a primeira regata e aparece na vice-liderança da classe, com um ponto perdido. Em primeiro lugar está o americano Caleb Paine, que também tem apenas um ponto perdido, mas fica com primeiro lugar por causa do critério de desempate: quem vence a última regata assume a liderança.

Outro brasileiro que também corre com veleiro Finn é Jorge Zarif, que está em nono lugar, com seis pontos perdidos.

"Foi um dia de ventos médios, de oito a dez nós de intensidade. Fiquei um pouco surpreso com o resultado, porque as regatas foram muito disputadas, decididas nos últimos metros. O nível está bem forte", destacou Prada.

"Ainda temos oito regatas pela frente mais a medal race, e a previsão é que os ventos se mantenham médios até esta terça-feira (29) e aumentem de intensidade nos últimos dias. Muita coisa ainda vai acontecer. Mas foi um bom teste para ver como está o preparo físico", avaliou o velejador que volta à Finn depois de oito anos diputando na Star ao lado de Robert Scheidt.

Resultados após duas regatas e um descarte

1- Caleb Paine (USA) - 1 ponto perdido ([7]+1)
2- Bruno Prada (BRA) - 1 pp (1+[3])
3- Alexey Selivanov (RUS) - 2 pp ([8]+2)
4- Brendan Casey (AUS) - 2 pp (2+[14])
5- Martin Robitaille (CAN) - 3 pp (3+[11])
6- Greg Douglas (CAN) - 4 pp ([5]+4)
7- Lauri Vainsalu (EST) - 4 pp (4+[5])
8- Gordon Lamphere (USA) - 6 pp ([32]+6)
9- Jorge Zarif (BRA) - 6 pp (6+[8])
10- Erick Lidecis (USA) - 7 pp ([9]+7)

49er FX

As outras representantes brasileiras que estrearam bem na competição internacional foram Martine Grael e Kahena Kunze. A dupla disputa na classe 49er FX e após três regatas estão empatadas com as italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich.

"O dia estava perfeito, com vento em torno dos 15 nós, sol e temperatura boa. Foi o sonho de qualquer velejador", disse Grael.

As meninas foram segundo, primeiro e terceiro nas regatas do dia e o pior resultado já entrou como descarte. Com isso, elas têm três pontos perdidos.

"O importante para nós é continuar fazendo uma média boa, sempre entre as três primeiras colocadas", completou a proeira Kunze.

O objetivo da dupla é conquistar a vaga brasileira para a disputa dos Jogos do Rio 2016 e para isso treinam vem treinando intensamente na baía de Guanabara.


Redação Bombarco
Fonte: Local da Comunicação e Velassessoria
Fotos: Fred Hoffmann e Divulgação