Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny encerra a temporada com favoritos conquistando os títulos

Notícias

Copa Suzuki Jimny encerra a temporada com favoritos conquistando os títulos

09/12/2013
Compartilhar

Os veleiros que disputavam a Copa Suzuki Jimny correram, no último fim de semana, 7 e 8 de dezembro, as últimas regatas do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, decidindo os campeões da temporada. Os favoritos confirmaram os títulos, consolidando a competição como o circuito de vela oceânica mais importante do país, com média de 40 barcos em cada fase.


Na classe ORC, nenhuma surpresa. Na divisão A, o veleiro Tangaroa, de James Bellini, garantiu a etapa e o título geral, depois de uma boa disputa com o veleiro Navega Brasil/Lexus. Na B, o veleiro Sextante enfrentou o barco Colin com larga vantagem e repetiu a dose do Tangaroa.

A ausência do campeão da temporada, o veleiro Loyal, de Marcelo Massa, permitiu que o barco Caballo Loco dominasse a raia da classe C30 nos últimos dois finais de semana. A tripulação de Mauro Dottori saiu invicta na quarta e última fase da competição e comemorou bastante o feito. O Loyal já havia assegurado o título, depois de vencer as três primeiras etapas.

 

HPE tem novo dono

Depois de três títulos seguidos, o veleiro Ginga teve de abrir mão da hegemonia na HPE. Mesmo com uma vitória e um segundo lugares neste domingo, o time de Breno Chvaicer foi superado pela maior regularidade do veleiro Relaxa Next/CAIXA, comandado por Roberto Mangabeira e reforçado pelo tetracampeão mundial da classe J24, Maurício Santa Cruz, o "Santinha", que garantiu o ambicionado título, numa das classes mais disputadas da vela oceânica brasileira. A etapa final foi vencida pelo veleiro Bixiga, de Pino di Segni, com quatro vitórias em cinco provas.

"Corremos tranquilos neste domingo, sabendo que o título estava na mão. O segredo foi a regularidade durante o ano inteiro, pois a competição é longa. O objetivo era chegar bem e não só ganhar. Para 2014, o grupo deve se manter e vamos buscar o Brasileiro e a Semana de Vela, os únicos campeonatos que ainda não ganhamos", analisou o timoneiro do Relaxa Next/Caixa, que está em busca de patrocínio para lutar ano que vem pelo pentacampeonato mundial de J24.

Mulheres vencem na RGS A

O veleiro Maria Preta deu show neste final de semana em Ilhabela. Ganhou duas regatas e empatou em primeiro em outra com o veleiro Inaê/Transbrasa. Com isso, garantiu o título da quarta etapa, mas não foi suficiente para alcançar o veleiro Jazz na classificação geral do campeonato. O time de Valéria Ravani velejou com tranquilidade nestes dois finais de semana, pois a taça já estava praticamente assegurada. Depois do vice-campeonato em 2012 chegou a vez de comemorar o lugar mais alto do pódio.

"Estou muito feliz pelo equilíbrio que a classe demonstrou nesta temporada, refletida pela mudança da liderança ao longo das etapas. Isso incentiva os velejadores e mostra como a classe está forte. Gostei muito de ter velejado com sete mulheres e dois homens, redistribuí as funções e organizei de forma que a equipe rendesse. Quero dar o exemplo para incentivar mais mulheres a velejar," afirmou a comandante Valéria Ravani.

Quem também festejou, depois do vice no ano passado, foi o barco Asbar na RGS B. A equipe de Sérgio Klepacz nem foi para a água neste domingo, ficou no Yacht Club de Ilhabela saboreando o título. Com isso, o veleiro Kanibal, de Martin Bonato, se aproveitou e, depois de uma boa disputa com o barco Suduca, de Marcelo Claro, faturou a quarta etapa.

O veleiro Rainha/Empresta Capital, de Leonardo Pacheco, não teve adversários em 2013. Dominou a RGS C e conquistou o título, assegurado com antecedência. Ganhou as quatro etapas do final de semana e foi para o Yach Club de Ilhabela aproveitar a canoa de cerveja.

A classe RGS Cruiser teve uma disputa forte nos dois finais de semana. O veleiro Anequim, de Mitsuo Shibata, dominou as regatas de sábado e domingo, com quatro vitórias, mas a ausência na Regata Volta à Ilha, na semana passada, foi fatal. O barco BL3/Wind Náutica, de Clauberto Andrade, ganhou a última etapa do ano na somatória das cinco provas. Regular o ano inteiro, o barco Boccaluppo, de Cláudio Melaragano, comemorou o título da classe de 2013.

Para fechar a programação do domingo, foi realizada no final da tarde, a premiação dos ganhadores da última fase da temporada. Estes receberam, além de medalhas, um troféu em madeira com a imagem estilizada do Farol dos Moleques, que fica no meio do Canal, entre São Sebastião e Ilhabela. A obra foi feita pelo artesão da ilha, Davi Borges. No encerramento, foi sorteada uma bicicleta da Suzuki. O ganhador, Márcio Gonçalves, tripulante do veleiro Kanibal, já saiu pedalando da premiação.

"O ano teve quatro etapas excelentes e procuramos intensificar a programação social, importante para manter os velejadores unidos e integrar os patrocinadores com a comunidade náutica. No sábado passado tivemos o dia mais bonito da competição, tanto na água como no clube. Tivemos uma boa média de barcos ao longo da temporada, o que mostra que o circuito continua sendo o mais importante da vela nacional", resumiu Carlos Eduardo Souza e Silva, comandando do Orson/Mapfre, terceiro colocado na ORC A e diretor de vela do Yach Club de Ilhabela.

Vencedores da quarta etapa

ORC A
Tangaroa (James Bellini)

ORC B
Sextante (Thomaz Shaw)

C30
Caballo Loco (Mauro Dottori)

HPE
Bixiga (Pino di Segni)

RGS A
Maria Preta (Alberto Barreti)

RGS B
Kanibal (Martin Bonato)

RGS C
Rainha (Leonardo Pacheco)

RGS Cruiser
BL3/Wind Náutica (Clauberto Andrade)

Classificação final de 2013

ORC A
1º - Tangaroa (James Bellini) - 15 pontos perdidos
2º - Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo) - 25 pp
3º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 38 pp

ORC B
1º - Sextante (Thomaz Shaw) - 14 pp
2º - Colin (Sebastian Menendez) - 31 pp
3º - Zeppa (Diego Zaragoza) - 35 pp

C30
1º - Loyal (Marcelo Massa) - 19 pp
2º - Barracuda (Humberto Diniz) - 35 pp
3º - Caballo Loco (Mauro Dottori) - 43 pp

HPE
1º - Relaxa Next/Caixa (Roberto Mangabeira) - 48 pp
2º - Ginga (Breno Chvaicer) - 59 pp
3º - Jimny/Bond Girl (Rique Wanderley) - 76 pp
4º - Fit to Fly (Eduardo Mangabeira) - 76 pp
5º - Bixiga (Pino di Segni) - 81 pp

RGS A
1º - Jazz (Valéria Ravani) - 24 pp
2º - Maria Preta (Alberto Barreti) - 40,5 pp
3º - Urca/BL3 (Pedro Rodrigues) - 45pp

RGS B
1º - Asbar II (Sergio Klepacz) - 18,5 pp
2º - Suduca (Marcelo Claro) - 26 pp
3º - Kanibal (Martin Bonato) - 30,5 pp

RGS C
1º - Rainha (Leonardo Pacheco) - 14 pp
2º - Ariel (Andreas Kugler) - 28 pp

RGS Cruiser
1º - Boccalupo (Claudio Melaragno) - 20 pp
2º - Cocoon (Luiz Caggiano) - 29 pp
3º - Brazuca (José Rubens Bueno) - 48 pp

Curta a página do Bombarco no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado náutico.


Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: Aline Bassi/Balaio