Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny: Equipe SER Glass conta com Trajano Kelmer

Notícias

Copa Suzuki Jimny: Equipe SER Glass conta com Trajano Kelmer

11/04/2013
Compartilhar

A equipe SER Glass de HPE vai estrear na temporada 2013 com um velho conhecido entre os tripulantes: Trajano Kelmer está de volta às águas, após um período de três anos vivendo entre aviões, para comandar o SER Glass 10 Anos, na primeira etapa da Copa Suzuki Jimny, em Ilhabela, a partir do dia 13. A seu lado, estarão Júlio Cechetto e Alexandre Wissenbach, com quem já havia velejado na classe Carabelli 53, e Wagner Bojlesen. "No início do ano, o Júlio me convidou para uma regata, e a vontade de velejar voltou. Foi só sentar na frente do leme", conta Trajano, bem-humorado.

Traja, como é mais conhecido, passou boa parte da vida se dividindo entre o céu e o mar. A paixão pelos aviões se transformou em trabalho logo cedo. "Quando moleque, fui mecânico de aviões em várias empresas, como a Varig", lembra. Mas foi na vela que Trajano se destacou, chegando ao pódio nas principais competições brasileiras, em categorias como Multimar 30, RGS, Carabelli 32 e 53.

O velejador só deixou as competições em 2009, quando, disputando uma regata a bordo do barco Montecristo com Júlio Cechetto e Alexandre Wissenbach, sofreu uma lesão na região lombar da coluna. Fora d’água, passou a construir aviões e ganhou uma bagagem que agora o acompanha no retorno às disputas em oceano.

"Barco é um avião com metade dentro da água. Tanto que um piloto de avião não tem tanta dificuldade em manejar um barco. Ele já chega com o conhecimento dos ventos. E a HPE é uma classe desafiante, porque os barcos são iguais, então a tática se torna mais importante", explica. Trajano diz ainda que vai de avião do Campo de Marte, em São Paulo, para Ilhabela, onde a equipe treina para a Copa Suzuki Jimny, com os outros tripulantes de carona. E planeja levar outros pilotos de avião para conhecer o barco. "Quem sabe algum deles não se contamina também com a vontade de velejar,” completa.

SER Glass Eternity também tem mudanças

Comandado por Marcelo Bellotti, que também já velejou com Trajano Kelmer, o SER Glass Eternity treina em busca de velocidade para a primeira etapa da Copa Suzuki Jimny, em Ilhabela. A tripulação segue quase a mesma, mas terá algumas trocas de posição dentro do barco. Diogo Aguiar passará a trimar a vela mestra. Em seu lugar, na proa, entrará um novo tripulante ainda não definido. Duda Molina trocará a vela mestra pela Genoa e a gestão de manobras. O barco contará ainda com um novo integrante, Hélio Rubens Mateus. Na chefia geral da equipe está Amadeu Bueno, enquanto Wallace Attie é o técnico.

O SER Glass Eternity, vice-campeão da Copa Suzuki Jimny em seu ano de estreia, em 2012, foi o único a conquistar o pódio em todas as etapas da competição. Nesta temporada, o objetivo é o título do Campeonato Brasileiro de HPE, em maio. "Mostramos que podemos brigar de igual para igual com as outras equipes e vamos continuar na disputa pela ponta das regatas. Estamos prontos para brilhar", destaca Bellotti.

 

 

Veja fotos da última etapa da Copa Suzuki Jimny em 2012

 

 

Redação Bombarco
Fonte: Local da Comunicação
Foto: Aline Bassi/Balaio