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Copa Suzuki Jimny prevê regatas acirradas na última etapa
Com base na classificação atual da Copa Suzuki Jimny 2012, pode-se prever um duelo de tirar o fôlego na última etapa, marcada para os dias 24 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O Circuito de Vela Oceânica conhecerá o campeão da temporada após três etapas durante o ano e, em praticamente todas as categorias, a diferença de pontos entre os barcos é pequena.
Com os descartes dos piores resultos, alguns times que tiveram uma jornada ruim em duas ou três regatas ainda podem se redimir nas próximas e levar o título. As disputas mais acirradas são nas categorias HPE, C30 e nas subdivisões A e C da RGS.
"A competição mostra a evolução das classes de oceano e a importância dada à modalidade pelo Yacht Club de Ilhabela. As equipes sempre participam das regatas, mostrando comprometimento e deixando as provas ainda mais parelhas, sendo impossível prever o vencedor," disse o diretor de vela do YCI, Carlos Eduardo Souza e Silva.
Pela pontuação, a categoria mais equilibrada é a HPE. São quatro veleiros com chance ao título de 2012: O Ginga (Breno Chvaicer), que venceu a última etapa no final do mês de setembro e soma 62 pontos perdidos após 22 regatas; apenas um ponto atrás, o SER Glass Eternity (Marcelo Bellotti), que contou com a presença do medalhista olímpico e tricampeão mundial de Star, Bruno Prada; SX4/Bond Girl (Rique Wanderley), com 72 pontos; e Jimny Take Ashauer (Marcos Ashauer), com 75.
"Não é possível apontar campeão. Existe um equilíbrio muito grande na classe, basta ver os resultados ao longo do ano. Um detalhe chama atenção: em cada etapa e campeonato de HPE há uma tripulação que se destaca. As quatro equipes foram as mais regulares do ano e fica um suspense para ver quem será a campeã em dezembro", avalia Marcelo Bellotti, substituído por Bruno Prada nas regatas da terceira etapa em Ilhabela. "Será muito difícil voltar a comandar o barco esse ano por causa da recuperação da cirurgia no joelho. Vou ficar de fora outra vez, mas confio na equipe," completou.
Na C30, o Barracuda (Humberto Diniz) tem apenas um ponto de vantagem para o TNT Loyal (Marcelo Massa), que está atrás porque não disputou a primeira etapa. "Estamos focados para ganhar o campeonato nessa nova classe. As regatas são sempre muito iguais e não permite erros. Por isso é necessário ter foco. A Regata Volta a Ilhabela, a primeira da quarta etapa, é bastante difícil, longa e desgastante. Tem alguns buracos sem vento e surpresas podem ocorrer. Porém, a tripulação está entrosada, adaptada ao barco e animada com o Circuito, um dos mais fortes do país", diz Marcelo Massa, tio de Felipe Massa.
Nas categorias que precisam de fórmula para calcular o ganhador, mais regatas técnicas são esperadas. A ORC tem o Touché Tomgape (Ernesto Breda) em primeiro lugar; na ORC 30 pés, o líder é o Sextante (Thomas Leomil Shaw); e na RGS-A, após 15 regatas e quatro descartes, o Fram (Felipe Aidar) lidera com 20 pontos perdidos, 12 a menos do que Inaê Transbrasa (Bayard Umbuzeiro) e BL3 Wind Náutica (Edgardo Vieytes).
Na RGS-B, Nomad (Mauro Dottori) é o líder com vantagem de oito pontos para o segundo colocado Anequim (Paulo Fernando de Moura). Na RGS-C, Ariel (Luis Pimenta) e Rainha/Mix Saúde (Leonardo Pacheco) estão separados por apenas dois ponto. Na Cruiser, o Hélios II/Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) tem a maior vantagem da Copa Suzuki Jimny.
A próxima etapa deve atrair mais de 50 veleiros ao litoral norte de São Paulo. "Esse sucesso se deve a dois motivos: o primeiro é a decisão da Copa Suzuki Jimny e o segundo é a tradicional Volta a Ilhabela, uma competição belíssima e de alto nível técnico. Será o encerramento de um ano com regatas equilibradas em todas as classes", disse Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas da Copa Suzuki Jimny.
Resultados acumulados após três etapas
ORC após 15 regatas e quatro descartes
1º - Touché Tomgape (Ernesto Breda) - 11 pontos perdidos
2º - Orson Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 25 pp
3º - Tembó Guaçu (André Omatti) - 29 pp
ORC 30 pés após 15 regatas e quatro descartes
1º- Sextante (Thomas Leomil Shaw) - 11 pp
2º- Zeppa (Diego Zaragoza) - 23 pp
3º- Colin (Sebastian Menendez) - 24 pp
C30 após 16 regatas e dois descartes
1º - Barracuda (Humberto Diniz) - 22 pp
2º - TNT Loyal (Marcelo Massa) - 23 pp
3º - + Realizado (José Luiz Apud) - 33 pp
HPE após 22 regatas e quatro descartes
1º - Ginga (Breno Chvaicer) - 62 pp
2º - SER Glass Eternity (Bruno Prada) - 63 pp
3º - SX4/Bond Girl (Rique Wanderley) - 72
4º- Jimny Take Ashauer (Marcos Ashauer) - 75
5º- Bixiga (Pino Di Segni) - 123 pp
RGS-A após 15 regatas e quatro descartes
1º - Fram (Felipe Aidar) - 20 pp
2º - Inaê Transbrasa (Bayard Umbuzeiro) - 32 pp
3º - BL3 Wind Náutica (Edgardo Vieytes) - 32 pp
4º - Jazz (Valéria Ravani) - 37 pp
5º - Maria Preta (José Barreti) - 44 pp
RGS-B após 15 regatas e quatro descartes
1º - Nomad (Mauro Dottori) - 14 pp
2º - Anequim (Paulo Fernando de Moura) - 22 pp
3º - Asbar II (Sérgio Klepacz) - 25 pp
RGS-C após 15 regatas e quatro descartes
1º - Ariel (Luis Pimenta) - 16 pp
2º - Rainha/Mix Saúde (Leonardo Pacheco) - 18 pp
3º - Conquest (Marco Hidalgo) - 32 pp
RGS-Cruiser após 15 regatas e quatro descartes
1º - Hélios II/ Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) - 11 pp
2º - Cocoon (Marcelo Caggiano) - 23 pp
3º - Pirajá (Rubens Bueno) - 32 pp