Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny se destaca na vela oceânica nacional com 45 barcos na estreia

Notícias

Copa Suzuki Jimny se destaca na vela oceânica nacional com 45 barcos na estreia

18/04/2013
Compartilhar

Nos dias 13 e 14 de abril foram disputadas as primeiras regatas da Copa Suzuki Jimny 2013, em Ilhabela, e os números da estreia comprovaram que a competição de vela oceânica é uma das mais fortes do Brasil. Quarenta e cinco barcos das classes ORC, C30, HPE, RGS (A, B, C e Cruiser) disputaram as regatas no Canal de São Sebastião, no primeiro final e semana da temporada, número maior que a média de todo o ano de 2012, que foi de 40 barcos por etapa. Além disso, as equipes se reforçaram com novos equipamentos, como jogo de vela, e contrataram profissionais da modalidade para melhorar os resultados na água. A organização do campeonato e a estrutura do Yacht Club de Ilhabela (YCI) também colocam o evento como obrigatório para a vela paulista.

Copa Suzuki Jimny: Chuva e vento fraco marcam primeiro fim de semana

"Reunir 45 barcos em uma mesma competição é um desafio para os organizadores e um cenário ideal para os velejadores. É muito legal a disputa e os resultados estão cada vez mais apertados. Vemos algumas classes crescendo, como o HPE e outras se consolidando como a RGS", diz Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu, diretor de vela do YCI.

No próximo fim de semana, 20 e 21 de abril, os times voltam a se enfrentar em Ilhabela e a previsão é de mar calmo, com temperatura um pouco mais alta do que no fim de semana passado: 22° C de média no período da tarde, quando as regatas são realizadas. "Mesmo com tempo ruim (frio), as primeiras regatas foram bem disputadas e a tendência é que fiquem ainda mais ao longo do ano. As equipes sabem que não podem perder pontos para vencer o campeonato, em dezembro", avalia Kalu.

Resultados

Mais uma vez, a classe HPE foi a que apresentou maior equilíbrio. Com 16 veleiros na raia, as equipes se alteraram na liderança nas duas regatas, mas a melhor média foi do Jimny Take Ashauer (Cássio Ashauer), seguido por Relaxa Next/Caixa (Maurício Santa Cruz).

Na C30, com quatro veleiros na disputa, destaque para o TNT/Loyal (Marcelo Massa), que venceu as duas. Na ORC, Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo) e Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) dividem a ponta, com três pontos perdidos.

Na RGS-A, o Jazz (Valéria Ravanni) segue com 100% de aproveitamento no circuito, superando o campeão do ano passado, o Fram (Felipe Aidar). Na RGS-B, o Suduca (Marcelo Claro) também venceu no sábado e no domingo. Na RGS-C, destaque para Arial (Andreas Kugler) e Boccalupo (Cláudio Melaragno), na RGS-Cruiser. Ambos têm 100% de aproveitamento.

Classificação - após duas regatas

ORC
1- Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo) - 3 pontos perdidos (2+1)
2- Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 3 pp (1+2)
3- Sextante (Thomas Shaw) - 9 pp (3+6)

C30
1- TNT/Loyal (Marcelo Massa) - 2 pp (1+1)
2- +Realizado (José Luiz Apud) - 5 p (3+2)
3- Barracuda (Humberto Diniz) - 6 pp (2+4)

HPE
1- Jimny Take Ashauer (Cássio Ashauer) - 6 pp (2+4)
2- Relaxa Next/Caixa (Marcelo Santa Cruz) - 8 pp (1+7)
3- Ginga (Breno Chvaicer) - 8 pp (3+5)

RGS-A
1- Jazz (Valéria Ravani) - 2 pp (1+1)
2- Urca/BL3 (Pedro Rodrigues) - 6 pp (4+2)
3- Inaê/Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho) - 7 pp (2+5)

RGS-B
1- Suduca (Marcelo Claro) - 2 pp (1+1)
2- Asbar II (Sergio Klepacz) - 4 pp (2+2)
3- Helios - Sírio Libanês - 6 pp (3+3)

RGS-C
1- Ariel (Andreas Kubler) - 2 pp (1+1)
2- Rainha (Leonardo Pacheco) - 5 pp (3+2)

RGS-Cruiser
1- Boccalupo (Claudio Melaragno) - 2 pp (1+1)
2- Nimbus (André Torrente) - 5 (3+2)
3- Brazuca (José Rubens Bueno) - 6 pp (2+4)

 

Vejas as fotos da Copa Suzuki Jimny 2012:



Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: Aline Bassi/Balaio