Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Correntes marítimas a favor do iatismo

Notícias

Correntes marítimas a favor do iatismo

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

Você que é velejador, seja profissional ou amador, sabe que precisa ter a aptidão física para o esporte. Deve conhecer técnicas de navegação, adotar estratégias de observação, planejamento e raciocínio para o melhor desempenho e, ainda, ter muito equilíbrio emocional.

Um instrumento fundamental para o bom iatismo é o conhecimento das correntes marítimas que influenciam na pesca, na vida marinha e no clima. A corrente pode auxiliar ou dificultar a trajetória da embarcação. Por isso, preparamos este texto introdutório que traz dicas sobre o assunto.

As correntes marítimas, em oceanografia, são deslocamentos de águas oceânicas, ordenadas ou não. O deslocamento é decorrente da inércia da rotação do planeta e os movimentos não são bem definidos em função dos continentes e das ilhas ao longo da trajetória. Portanto, as águas correm em diversas direções.

Seja em mar aberto ou em canais a corrente sempre acompanha a trajetória do vento. No entanto, no geral, em lugares mais profundos haverá mais corrente pela ausência de atrito, mas fique atento, há exceções.

Assim como o vento, a água também aumenta de velocidade quando passa por superfícies íngremes e lisas. Isso comprova que não devemos considerar a corrente apenas em função da profundidade.

Segundo Luciano Ondir Freire, autor do manual “Como apreciar o iatismo”, na prática as decisões do velejador devem ser feitas no local na hora da regata: “Deve-se estar atento às divisões da corrente, que é a linha que divide duas águas de cores diferentes. Sempre haverá diferenças de velocidade entre a água de um lado e do outro. E, na maioria das vezes, um lado será favorável e o outro desfavorável”, diz Freire.

O autor explica, ainda, que uma das maneiras de identificar o melhor lado é conhecer a corrente do lado em que já estamos. Outra forma é observar qual lado tem ondas mais altas e curtas (corrente contra o vento) e qual tem ondas mais baixas e longas (a favor do vento).

Tipos de correntes marítimas:
As correntes marítimas estão divididas em correntes frias e quentes. As frias são mais frequentemente encontradas no Hemisfério Norte. E, as quentes estão no Hemisfério Sul.

A costa Sul do País é banhada por uma terceira corrente marinha, durante parte do ano. É a Corrente das Malvinas, proveniente da região circumpolar antártica, que traz águas frias e costuma entrar nas águas mais aquecidas de procedência tropical.


Vanessa Xavier para Bombarco