Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Dólar impacta no preço final das embarcações

Notícias

Dólar impacta no preço final das embarcações

12/05/2016
Compartilhar
As constantes variações da cotação do dólar impactam negativamente no poder de negociação dos estaleiros e, claro, aumentam o preço final das embarcações. Desde o início dos rumores sobre o processo de impeachment da presidente Dilma, em dezembro de 2015, a moeda americana vem caindo, oscilou para cima nos últimos dias (entre 9 e 10 de maio) em função do pedido de anulação da votação realizada na Câmara dos deputados, que levou o processo de impedimento adiante.

Esse cenário de altos e baixos coloca o poder de gestão dos líderes dos estaleiros nacionais em cheque. Segundo Renato Gonçalves, diretor comercial da FS Yachts, os principais insumos na fabricação de um barco, como fibra de vidro, ferragens, acessórios eletrônicos e motor, são importados e têm relação direta com o dólar:

“O aumento do dólar possui uma correlação de cerca de 90% com o preço de uma embarcação. Então, a recente estabilização do dólar em 3,50 representa uma leve redução no prejuízo dos estaleiros”, explica.

Renato nos explica que uma embarcação na faixa dos 27 pés é composta de aproximadamente 900 itens diferentes. Toda matéria prima na fabricação da fibra de vidro é importada (resina, mantas e gelcoat), assim como os acessórios eletrônicos (Garmin, Raymarine) e o motor (Mercury, Volvo Penta, Yamaha, Evinrude). O próprio valor do aço inoxidável, por exemplo, sofre variações mediante a cotação do dólar e preços de commodities.

“Ainda comercializamos nossos produtos com um dólar médio a R$3,20, por não conseguirmos repassar o reajuste de preços aos clientes em decorrência do fraco momento econômico do país”, afirma o diretor da FS Yachts.

De acordo com Barbara Yamamoto, gerente Nacional de Vendas da Fibrafort, o conjunto de motorização de um barco representa, aproximadamente, 50% do valor final da embarcação. Com a oscilação do dólar o valor final do barco pode mudar em questão de poucos meses. “Uma negociação feita em outubro de 2015 hoje já não é a mesma.

A gerente explica, ainda, que o barco novo ficou menos competitivo frente aos seminovos. No entanto, as expectativas são boas em função da estabilização do dólar.

Portanto, o momento atual demonstra pequeno avanço rumo à recuperação e estabilização. Além disso, as exportações estão favorecidas, o que pode ser uma oportunidade para algumas empresas desse setor.


> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco

> Encontre diversos modelos de lanchas à venda nos Classificados do Bombarco!
 
Redação Bombarco
Foto: Divulgação