Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Duelo de campeões olímpicos marca fase final da Semana Brasileira de Vela

Notícias

Duelo de campeões olímpicos marca fase final da Semana Brasileira de Vela

22/02/2011
Compartilhar

Começa nesta terça-feira, 22, no Iate Clube de Santa Catarina, a segunda etapa da Semana Brasileira de Vela. O evento definirá a equipe nacional da modalidade que representará o País nas principais competições da temporada 2011, além dos últimos velejadores classificados para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

A programação tem início ao meio dia com as regatas das classes 49er (masculino), 470 (masculino e feminino), Finn (masculino), Laser (masculino e feminino), RS:X (masculino e feminino) e Star (masculino). A competição será dividida em três raias e o vencedor será conhecido após as 11 regatas, com dois descartes. Serão disputadas, no máximo, três regatas por dia. A flotilha de Match Race terá apenas treino nesta terça-feira, entre 10 e 18 horas. Nos demais dias, as regatas desta classe começam às 10 horas da manhã. As demais flotilhas têm disputas sempre a partir do meio dia até domingo, 27.

Os bicampeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira e os atuais líderes do ranking mundial da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada, já treinam, desde a semana passada, na raia da praia de Jurerê, em Florianópolis. O vencedor da Semana Brasileira de Vela será o representante da categoria no evento teste para a Olimpíada de Londres, na raia de Weymouth, no mês de agosto.

Vagas para o Pan

A Semana Brasileira de Vela apontará até domingo, 27, os últimos classificados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Falta a definição nas classes Laser (masculino e feminino) e RS:X (masculino e feminino), que são olímpicas e Pan-Americanas. Os favoritos na Laser são Bruno Fontes, no masculino, e Adriana Kostiw e Odile Ginaid entre as mulheres.

No último domingo, o País conheceu os primeiros representantes para a competição no México. Na Hobie Cat 16, a dupla Bernardo Arndt e Bruno Oliveira (Ilhabela) tentará recuperar a medalha de ouro, depois da desclassificação no Rio 2007. Na Lightning, a experiente equipe formada por Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Marcelo Batista da Silva (São Paulo) é esperança de medalha.

O jovem catarinense Matheus Dellagnelo competirá na classe Sunfish e a dupla Alexandre Tinoco e Gabriel Borges, do Rio de Janeiro, derrotou os últimos dois campeões Pan-Americanos de Snipe (Alexandre Paradeda/ Rio 2007 e Bruno Bethlen/ Santo Domingo 2003) e garantiu vaga no México com duas regatas de antecipação.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto:
Fred Hoffmann / ZDL