Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Dupla Argentina sai na frente no Campeonato Sul-Americano de Hobie Cat 16

Notícias

Dupla Argentina sai na frente no Campeonato Sul-Americano de Hobie Cat 16

01/04/2010
Compartilhar

O Campeonato Sul-Americano da classe Hobie Cat 16 começou ontem, 31, no clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS), e tem a participação de 15 barcos do Brasil, Argentina e Venezuela.

A dupla argentina Lucas Gonzalez Smith e Moira Gonzales Smith está em primeiro lugar na classificação, com um ponto de diferença dos segundos colocados, os paulistas Bernardo Ardnt e Bruno Oliveira. E, em terceiro lugar estão os gaúchos Cláudio Mika da Silva e Ricardo Landel de Moura.

Velejando apenas a um ano na classe, Lucas Smith, 32 anos, e Moira Smith, 27 anos, assumiram a liderança após terem vencido a terceira regata.

O primeiro dia foi de vento forte, em torno dos 30 km/h. Uma virada no vento de direção sul para leste surpreendeu os velejadores na segunda regata, favorecendo os barcos que vinham mais atrás da flotilha. Os gaúchos Adriano Schneider e Henrique Olabarriaga souberam aproveitar a rondada e chegaram em primeiro lugar.

Em mais de 30 anos de atividade da classe Hobie Cat 16 no continente este é apenas o segundo campeonato Sul-Americano. O primeiro aconteceu em 2001 em Punta del Este, promovido pelo brasileiro Mário Dubeux. Segundo Luís Antônio Schneider, diretor secretário no exercício da presidência da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC) explica que a competição em Porto Alegre também tem uma motivação política:

“Com a saída dos catamarans da Olimpíada há uma possibilidade que o mesmo possa ocorrer no Pan-Americano. A própria International Hobie Class Association solicitou que fizéssemos este Sul-Americano e a Seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara de 2011 para mostrarmos a ODEPE (Organização Desportiva Pan-Americana) que estamos bem organizados no continente.”

O Sul-Americano de Hobie Cat 16 continua nesta quinta-feira com três regatas a partir das 14 horas.


Redação Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa Veleiros do Sul
Fotos: Ricardo Pedebos/divulgação