De olho em uma vaga olímpica em uma classe mista de multicasco, que ainda está em processo de avaliação para estrear nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, a dupla Marcos Ferrari e Priscila Ralisch já iniciaram oficialmente a campanha em busca da oportunidade de participar de um Olimpíada no Brasil.
Porém, enquanto a nova classe ainda não é anunciada, a dupla também já começou a preparação para garantir o seu lugar nas disputas do próximo Pan-Americano, que acontecerá em 2015 em Toronto no Canadá, na classe Hobie Cat 16, a mais importante categoria de multicasco no Brasil.
A preparação inclui a participação nos principais eventos nacionais e internacionais da classe. O primeiro desafio de 2012 será a etapa inicial do Campeonato Paulista. Depois a dupla deve participar de grandes campeonatos como o Brasileiro, o Sul-Americano, o Norte-Americano e do principal Campeonato de vela da Europa, a Semana de Kiel, na Alemanha. Além dessas, os competidores também pretendem participar de provas de percurso longo a bordo de catamarãs.
Multicasco nos Jogos de 2016 – Em maio de 2011, a ISAF (Federação Internacional de Vela) anunciou as classes olímpicas que podem ser disputadas nos Jogos de 2016 no Rio. Desse grupo, seis classes já estão definidas: A Laser Standart masculino e Laser Radial no feminino, Finn, 49er e 470 para homens e mulheres.
Ainda estão em avaliação na prancha a atual RS:X e o kiteboard (masculino e feminino). Também não foram definidas as classes de skiff feminino e o multicasco misto.
Redação: Bombarco
Fonte: Local
Foto: Sidney Ramos
