Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Empresas são indiciadas por vazamento de óleo no Campo de Frade, no Rio

Notícias

Empresas são indiciadas por vazamento de óleo no Campo de Frade, no Rio

22/12/2011
Compartilhar

A Chevron, empresa na época responsável pela operação de extração de petróleo no Campo de Frade, e a Transocean, responsável pela platafor- ma no local, foram indiciadas ontem, dia 21, pela Polícia Federal por crime ambiental, por conta do vazamento de 2,5 mil a 3 mil barris de óleo na Bacia de Campos, ocorrido no mês passado no Rio. Outras 17 pessoas, funcionários das empresas, também foram indiciadas pelo mesmo crime. Desse total, 16 delas também responderão pelo crime de falsidade ideológica, acusados de sonegar informações em depoimentos, segundo a Polícia Federal.

O relatório, realizado pela PF, diz que o vazamento foi causado por excesso de pressão no poço. O documento ainda diz que a Chevron sabia que a zona perfurada era de alta pressão e que as duas operadoras estavam trabalhando no limite do permitido.

O documento está em poder da Justiça e ainda será estudado pelo Ministério Público. Caso sejam condenadas, as empresas podem ficar proibidas de manter atividades no país. Já as pessoas indiciadas podem ser condenadas até 14 anos de prisão.

O vazamento aconteceu no dia 8 de novembro, e de acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), 477 mil litros de óleo foram despejados no mar.

 

Redação: Bombarco
Fonte: O Estado de S.Paulo e Portal Último Segundo do IG
Foto: Agência do Brasil