Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Equipe Brasileira de Vela rumo a Londres/2012

Notícias

Equipe Brasileira de Vela rumo a Londres/2012

28/02/2011
Compartilhar

A Semana Brasileira de Vela, em Santa Catarina, definiu os velejadores da equipe nacional para a temporada 2011.

Os 16 atletas terão apoio para disputar as principais competições do ano, incluindo o evento teste na raia olímpica de Weymouth e o Mundial de Perth, na Austrália, que apontará as classes em que o Brasil estará classificado para Londres/2012.

A competição terminou neste domingo, 27,  com a conclusão da última regata em cada classe. Apenas na Star não houve disputa, já que a classificação já estava definida desde sábado, após o desempenho quase perfeito da dupla Robert Scheidt e Bruno Prada (9 vitórias em 10 regatas).

Os resultados da Semana Brasileira de Vela foram somados aos do Campeonato Nacional de cada classe para definir os escolhidos da Equipe Brasileira de Vela Olímpica, que é a seguinte:

- Bruno Fontes (Laser Standard)
- Adriana Kostiw (Laser Radial)
- Ricardo Winicki (RS:X M)
- Patrícia Freitas (RS:X F)
- Robert Scheidt e Bruno Prada (Star)
- Jorge Zarif (Finn)
- Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 F)
- Fábio Pillar e Gustavo Thiesen (470 M)
- André Fonseca e Marco Grael (49er)
- Juliana Mota, Marina Jardim e Larissa Juk (Match Race).

Para as competições no exterior, a Confederação Brasileira de Vela e Motor dará prioridade aos atletas com os melhores índices técnicos nas categorias. O primeiro desafio no Velho Continente, em algumas classes, será a Semana de Palma de Mallorca, na Espanha, em abril.

Os velejadores do Brasil terão a oportunidade de classificar as classes para a Olimpíada de Londres no Mundial de Perth, na Austrália, em dezembro.

O maior medalhista olímpico do Brasil, Torben Grael, não conseguiu entrar na Equipe Brasileira de Vela na Star, mas, mesmo assim, viajará para competir no exterior. A primeira parada da dupla Torben Grael/ Marcelo Ferreira será na semana de Palma de Mallorca.

Pan de 2011

As regatas na raia da praia de Jurerê, em Florianópolis, apontaram também as tripulações classificadas para representar o País nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro. O Brasil terá 16 representantes no México para tentar superar o desempenho da última edição, no Rio de Janeiro.

Os classificados são: Bernardo Arndt/ Bruno Oliveira (Hobie Cat 16), Bruno Fontes (Laser Standard), Adriana Kostiw (Laser Radial), Cláudio Biekarck/ Gunnar Ficker /Marcelo Batista da Silva (Lightning), Ricardo Winicki(RS:X M), Patrícia Freitas (RS:X F), Alexandre Tinoco/Gabriel Borges (Snipe), Matheus Dellagnelo (Sunfish). A classe J24, com quatro velejadores, não participou da seletiva em Florianópolis e o representante brasileiro ainda será escolhido pela entidade.

A logística de transporte de barco e viagem dos atletas ao México será definida entre o Comitê Olímpico e a CBVM. No último Pan, em 2007, o Brasil trouxe sete medalhas, sendo três de ouro.

No Rio/2007, o Brasil só não ganhou medalha nas classes Hobie Cat 16 (por desclassificação) e na Sunfish. Desta vez, porém, os velejadores esperam melhorar o desempenho.

Resultados do domingo

Todas as classes disputaram regatas neste domingo, no Iate Clube de Santa Catarina, exceto a Star, que já havia definido a ordem dos classificados no sábado. Os ventos variaram de 8 a 12 nós, direção Sul. A maior disputa ocorreu na classe 470. Os campeões Fábio Pillar e Gustavo Thiessen terminaram a regata em primeiro lugar. A dupla Fernanda Oliveira/Ana Barbachan foi superada por Martine Grael/Isabel Swan, mas o resultado não alterou a ordem de classificação.

Na categoria Laser Radial, Adriana Kostiw confirmou o favoritismo e venceu a 11ª regata do cronograma. O mesmo ocorreu na Laser Standard com Bruno Fontes. Na RS:X Ricardo Winicki correu sem adversários na raia da praia de Jurerê e na versão feminina da classe,

Patrícia Freitas não teve problemas para vencer a regata do dia.
Jorge Zarif fechou a participação na Semana Brasileira de Vela com apenas dois segundo lugares. O jovem velejador viaja na segunda semana de março para Espanha para um período de treinamento com o melhor do mundo na classe, o britânico Ben Aislei. Na 49er, André Fonseca e Marco Grael fizeram uma velejada de luxo com os chilenos Pablo Herman/Luis Herman. A parceria do Chile está desde dezembro do ano passado em Florianópolis treinando na classe.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto: Fernando Soutello / AGIF