Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Equipe Brasileira de Vela testa raia das regatas olímpicas na Inglaterra

Notícias

Equipe Brasileira de Vela testa raia das regatas olímpicas na Inglaterra

01/06/2012
Compartilhar

A menos de dois meses das Olimpíadas de Londres, a Equipe Brasileira de Vela terá a chance de testar a raia olímpica, na cidade de Weymouth, onde serão disputadas as regatas valendo medalhas. A Skandia Sail For Gold, etapa inglesa da Copa do Mundo de Vela, começa nesta segunda (4), com a presença de todos os atletas classificados para os Jogos. O time nacional terá nove velejadores, liderados pelos tricampeões mundiais de Star, Robert Scheidt e Bruno Prada. Os outros representantes são Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470), Jorge Zarif (Finn), Bruno Fontes (Laser), Adriana Kostiw (Laser Radial) e Patrícia Freitas e Ricardo Winicki (RS:X).

O grupo chegou com antecedência à cidade inglesa, visando uma melhor preparação. Os treinos em Weymouth, segundo os velejadores, são fundamentais na reta final de campanha. "O Skandia é a última competição que participaremos antes dos Jogos. Estivemos em Weymouth em agosto do ano passado, no evento-teste, e vamos procurar aproveitar ao máximo para concluir informações sobre nossos equipamentos. Testaremos mais velas, mesmo sabendo que as condições de vento em junho são diferentes de agosto, período dos Jogos", diz Fernanda Oliveira, que veleja ao lado da proeira Ana Barbachan na classe 470.

A preocupação do mais jovem da delegação, Jorge Zarif, também é buscar os melhores equipamentos disponíveis para a disputa olímpica. "Para a Skandia, meu objetivo é definir o material que será utilizado nos Jogos. Testei algumas variações nesses eventos na Europa, inclusive o Mundial, e acredito que está tudo encaminhado", explica o velejador de 19 anos.

Em duas classes em especial, RS:X (masculino e feminino) e Laser (Standart e Radial), a escolha dos equipamentos não é fundamental, mas os testes com eles sim. Nos Jogos Olímpicos, a organização sorteia barcos e velas iguais entre os velejadores, para evitar favorecimentos. "Acho que será um evento onde todos os atletas que estarão nos Jogos irão participar. Pretendo competir com algum material mais novo ou que nunca foi usado, para simular o sorteio de material, como será nas olimpíadas. O objetivo é estar na Medal Race", explica Ricardo Winicki, campeão mundial da RS:X em 2007.

Representante da RS:X feminina,Patrícia Freitas quer repetir o bom desempenho de eventos anteriores e se aproximar das 10 primeiras. "Todas que irão correr a Olimpíada estarão correndo a Sail for Gold, sem contar outras atletas de alto nível que não conseguiram a vaga do país. Então, meu objetivo é entrar na Medal Race", relata.

"Como o foco é Londres, o meu objetivo é colher o máximo de informações das raias, treinar as largadas e pegar ritmo de regatas. Não estou muito preocupado com o resultado agora, mas é lógico que sempre competimos para ganhar", lembra Bruno Fontes da Laser. Na versão feminina, a representante na raia inglesa será Adriana Kostiw, que treinou em Porto Alegre por um mês visando a reta final de campanha olímpica.

Os brasileiros recentemente disputaram os mundiais das categorias e chegam confiantes em Weymouth. A lista olímpica brasileira tem três medalhistas dos Jogos de Pequim/2008, três campeões mundiais, cinco representantes em três classes entre os 10 melhores do ranking da Isaf (Federação Internacional de Vela). Somados, os velejadores verde-amarelos têm experiência de 14 Jogos Olímpicos.

O time é formado pelos tricampeões mundiais e atuais vice-campeões olímpicos Robert Scheidt e Bruno Prada, na classe Star, pela medalhista de bronze em Pequim-2008 Fernanda Oliveira, que velejará com a estreante Ana Barbachan, na classe 470 feminina, pelo campeão mundial de 2007 Ricardo Winicki, o Bimba, na classe RS:X, e pelo vice-líder do ranking mundial da classe Laser, Bruno Fontes, além de Patrícia Freitas (RS:X feminina), Jorginho Zarif (Finn) e Adriana Kostiw (Laser Radial).

Essa equipe multicampeã, que tentará ampliar as 16 medalhas olímpicas que a modalidade já deu ao Brasil, estará completa a partir do dia 4 de junho, na Inglaterra.

 

Fonte: ZDL
Foto: Márcio Rodrigues/Mpix