Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Estudo mostra que áreas de proteção marinhas são eficazes para preservar espécies

Notícias

Estudo mostra que áreas de proteção marinhas são eficazes para preservar espécies

29/03/2012
Compartilhar

Um estudo feito com base em um monitoramento realizado ao longo de 21 anos foi publicado nesta semana no "Journal of Applied Ecology", da Sociedade Ecológica Britânica, e revelou que um santuário marinho criado na costa de Christchurch melhorou significativamente a sobrevivência de golfinhos-de-Hector (Cephalorhynchus hectori), um cetáceo considerado como um dos mais raros do mundo.

Essa é a primeira vez que ecologistas da Nova Zelândia apontam que áreas de proteção marinha criadas para defender mamíferos aquáticos ameaçados de extinção realmente funcionam.

O santuário foi criado em 1988 e cobre 1.170 km² de mar ao largo do sul da Ilha da Nova Zelândia. O objetivo era evitar que os golfinhos que habitavam a área fossem mortos ao se enroscarem nas redes de pesca.

O levantamento com os animais teve início em 1986 e seguiu até 2006. Nesse período os pesquisadores fizeram fotos de identificação de 462 golfinhos-de-Hector e passaram a estudar suas formas de sobrevivência. Segundo Liz Slooten, da Universidade de Otago, era possível identificar os cetáceos a partir de cicatrizes de batalha – que vão desde pequenos cortes fora da nadadeira dorsal até grandes cicatrizes feitas por ataques de tubarão.

Os resultados deste levantamento mostraram que a sobrevivência do golfinho aumentou em 5,4% na área de proteção. Ainda de acordo com Liz, o estudo fornece a primeira evidência de que as áreas marinhas protegidas são eficazes na proteção de espécies ameaçadas.

 

Redação: Bombarco
Fonte: Portal de Notícias G1
Foto: Divulgação/Steve Dawson