Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Expectativa para a última regata da Copa Mitsubishi

Notícias

Expectativa para a última regata da Copa Mitsubishi

30/11/2009
Compartilhar

A ausência de vento no sábado (28) e chuva no domingo (29) marcaram a abertura da quarta e última temporada da Copa Mitsubishi Motors de 2009 - IX Circuito Ilhabela de Vela de Oceano, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Agora, toda a expectativa se volta para o próximo fim de semana. A etapa prossegue neste sábado (5) com a Regata Volta a Ilha Sir Peter Blake, uma homenagem do YCI a um dos maiores velejadores do mundo. A competição é aberta para as classes ORC Internacional, ORC Club, BRA-RGS, HPE25 e Bico de Proa.

No último sábado, a ausência de vento atrasou e dificultou a realização de uma regata para todas as classes, com exceção dos barcos HPE25, que tiveram duas. Já no domingo, com ventos de 15 nós, vindos da direção Sul, foram feitas duas regatas com largada próxima ao YCI.

Com maior número de barcos competindo no final de semana – no total 11 – a classe BRA RGS A, teve como destaque a tripulação do Palmares, do comandade José Romariz Filho. O barco foi primeiro e segundo nas duas regatas deste domingo. Com o segundo lugar obtido no sábado, a equipe terminou o fim de semana na liderança da etapa (com 5 pontos perdidos).

Agora o Palmares planeja a participação na Regata Volta a Ilha Sir Peter Blake. “Para o nosso tipo de barco a volta leva 10, 12 horas para ser concluída. Velejar a noite será o principal desafio, e é uma volta que precisa ser planejada”, afirmou o comandante Romariz.

A classe ORC Internacional já tem o seu campeão, o Touché Super, do comandante Ernesto Breda. Apesar disto, vários barcos da categoria já confirmaram presença na Regata Volta a Ilha.

O desafio para o velejador Carlos Eduardo Souza e Silva, comandante do Orson, terceiro colocado no ano passado, é encarar as várias transições de vento na volta. “O vento varia, conforme o barco vai fazendo a volta. Quem conseguir fazer essas transições sem erro vai cruzar na frente”. No fim de semana, a tripulação do Orson venceu as três regatas em disputa na quarta etapa na classe ORC Internacional.

O barco Realizado, do comandante José Luís Apud, na classe ORC Club 600, Saruê, de Diego Zaragoza, na ORC Club 700 e Cocoon, de Luiz Marcelo Caggiano, na Bico de Proa A, também venceram todas as regatas que disputaram na quarta etapa da competição de Ilhabela.

Todas as premiações serão realizadas na sede no YCI, na manhã de domingo (6). Nesta etapa serão premiados os três primeiros lugares de cada Classe/Divisão convidadas e também os Fita Azul da IX Regata Volta a Ilhabela, e a geral anual dos campeões do Circuito Ilhabela 2009 - Copa Mitsubishi Motors.



Resultados da 4ª etapa

ORC Internacional
1º: Orson (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 3 pontos perdidos
2º: Jazz (Valéria Ravani) - 8 pontos
3º: Asa Alumínio (Mario Martinez) - 8 pontos

ORC Club 600
1º: Realizado (José Luís Apud) - 3 pontos
2º: Asbar II (Sérgio Klepacz) - 6 pontos
3º: Fantasma (Reginaldo Zavagli Costa) - 9 pontos

ORC Club 700
1º: Saruê (Diego Zaragoza) - 2 pontos
2º: Sextante ((Thomas Leomil Shaw) - 4 pontos

HPE 25
1º: Stella Artois (Felipe Furkin) - 10 pontos
2º: Ginga (Breno Chvaicer) - 11 pontos
3º: Max (Daniel Chvaicer) - 16 pontos

BRA-RGS A
1º: Palmares (José Romariz Filho) - 5 pontos
2º: Suduca II (Marcelo Claro) - 12 pontos
3º: Jylic II (Martin Bonato) - 13 pontos

BRA RGS B
1º: Malatesta (Márcio Sudo) - 3 pontos
2º: Ariel (luiz Henrique Pimenta) - 4 pontos
3º: Rainha (Leonardo Pacheco) - 5 pontos


Bico de Proa A
1º: Cocoon (Luiz Marcelo Caggiano) - 3 pontos
2º: Indigo Too (Eberhard Allain) - 6 pontos
3º: Sous Le Vent II (B. Nelson Costa) - 9 pontos

Bico de Proa B
1º: Alegria (Carlos Alberto Gallo) - 2 pontos


Redação Bombarco
Foto: Aline Bassi/Balaio