Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Focker 272 GTO: esportividade e conforto num design consagrado

Notícias

Focker 272 GTO: esportividade e conforto num design consagrado

25/03/2021
Compartilhar

Uma das marcas mais vendidas no Brasil é também a mais buscada nos classificados do Bombarco: a Fibrafort. É desse estaleiro catarinense também o modelo que vamos conhecer no Raio-x de hoje, a lancha Focker 272 GTO. De proa aberta com banheiro, segue a tendência do mercado, de oferecer conforto e esportividade na mesma experiência. E com revendas espalhadas pelo Brasil inteiro, fica bem fácil adquirir um modelo personalizado.

 

O design é bem clássico dos modelos esportivos, com linhas laterais desencontradas e destaques em preto na saída de ar e nos parabrisas - feitos em inox. A targa é invertida, impondo ainda mais movimento e agressividade no desenho do projeto. A pintura pode ser personalizada, e é feita diretamente na camada de gel do casco, o que garante que haja mais proteção e durabilidade na cor.

 

Na popa, uma escada montável com alças laterais pode ser desmontada e guardada em um compartimento central da plataforma estendida. O espaço ainda comporta uma churrasqueira, para garantir a diversão entre amigos e família. Um solário com encosto rebatível acomoda até 3 pessoas sentadas. Chave geral, pega-mão e cunhos se acomodam nas laterais, assim como o chuveiro, entrada de combustível e degraus posicionados no início da curva do casco, para auxiliar quem vem de um píer mais alto.

 

A casa de máquinas pode ser facilmente acessada embaixo do solário. Neste modelo, equipada com um motor de 300HP MerCruiser 6.2 a gasolina. Por padrão de fábrica, esta lancha sai com dois blowers, sendo um de acionamento automático quando ligada a chave geral. A Focker 272 GTO também conta com certificação europeia de qualidade para segurança e todo o projeto da embarcação. Extintores de acionamento à distância e revestimentos térmico e acústico completam a área.

 

O acesso ao cockpit fica à boreste, com um pequeno paiol para guardar objetos e um portão para proteção dos navegantes. Uma área gourmet mais compacta dá suporte à churrasqueira, com pia, cristaleira, porta-copos e um frigobar - que pode ser substituído por uma cristaleira ou coolers. A targa tem cerca de 2m de altura, deixando a circulação da área mais confortável. À bombordo, um sofá em L cerca a mesa, com estofamento em courvin anti-mofo, além do acabamento exclusivo da Fibrafort, utilizado desde as embarcações de grande porte, até as menores. A poltrona do piloto pode ainda ser voltada para trás, tornando-se parte desse ambiente central de confraternização. Uma geleira com porta-copos na tampa dão mais apoio para os convidados. 

 

Ao lado do posto de comando, uma chaise segue a curvatura do ambiente, deixando o espaço fluido e confortável. Bem na lateral da passagem para a proa, encontramos a porta de acesso ao banheiro, equipado com vaso, pia e piso em madeira Teca. Em frente, uma outra porta oferece amplo espaço de armazenamento para objetos e bagagens para o passeio. Passando à proa aberta, um grande sofá em U contorna toda a lateral do casco, oferecendo mais lugares para se acomodar e um ótimo espaço para tomar Sol. Pega-mãos e porta-copos posicionados em nichos em todo o contorno dão mais segurança e praticidade. Há ainda a possibilidade de colocar uma peça estofada no meio, deixando a proa inteiriça em estofado premium. No total, a Focker 272 GTO abriga até 14 pessoas com conforto.

 

O posto de comando segue o padrão de lanchas Focker, com uma linha horizontal com todos os relógios bem no campo de visão. Medidores e GPS ao centro, ajudam na navegação. Botoeiras dos dois lados, saídas USB e o rádio abaixo. Um suporte para os pés dá mais firmeza para a pilotagem. Em tempo: sensores de inundação da casa de máquinas e descarregamento da bateria ficam embaixo do volante italiano (exclusivo da Fibrafort), próximos ao porta-objetos. 

 

Para testar a Focker 272 GTO, o Bombarco foi até Porto Rico, bela cidade às margens do Rio Paraná, na divisa do Estado com o Mato Grosso do Sul. Além das incríveis belezas naturais, Porto Rico também conta com rampas públicas, oferecendo fácil acesso para todos que queiram navegar nas águas doces do Paraná. Com a motorização de 300HP, a 272 GTO bateu 40mph, se comportando muito bem no retorno das manobras. Atravessando marolas de frente e de lado, a lancha passou muita segurança, mesmo em velocidades maiores. As principais medições foram de 0 a 20mph em 7 seg e de 0 a 30mph em 10 seg, além de 7 seg em tempo de planeio. 

 

Acompanhe esse Raio-x em mais uma paisagem exuberante pelo Brasil, com Marcio Ishihara para o Bombarco:

 

 

 

Características Técnicas

 

Comprimento total: 8,58 m

Boca: 2,78 m

Calado mín.: 0,40 m

Calado máx.: 0,49 m

Ângulo V do casco: 21º

Ângulo do espelho de popa : 15°

Peso sem motor:  1860 kg

Motorização centro rabeta: Diesel 1 x 170HP a 230HP - Gasolina 1 x 250HP a 350HP

Tanque combustível de alumínio: 240 L 

Tanque de água doce: 55 L

Material do casco: fibra de vidro

Capacidade de passageiros dia : 14



Mais informações:  www.fibrafort.com.br


Redação: Equipe Bombarco