Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Ginga, Fram e Orson são os novos campeões paulistas de vela

Notícias

Ginga, Fram e Orson são os novos campeões paulistas de vela

26/09/2011
Compartilhar

Os campeões paulistas de vela de 2011 foram conhecidos durante a terceira etapa da Copa Suzuki Jimny, neste domingo (25), no Yacht Club de Ilhabela. Os favoritos conquistaram o título, mas os resultados foram bem disputados.

O Ginga levantou a taça da categoria HPE25 ao somar 20 pontos perdidos em oito provas. Na BRA-RGS, o Fram superou o Palmares por apenas quatro pontos e ganhou o estadual. Na ORC, o Orson/Mapfre foi o melhor das últimas duas regatas e campeão.

O domingo amanheceu nublado e frio. A maioria das classes teve duas regatas, mas os árbitros foram obrigados a mudar constantemente os locais das provas por causa do vento rondado.

"As regatas foram de alto nível técnico e as mudanças de vento exigiram decisões rápidas e assertivas", afirmou o presidente da Comissão de Regatas, Carlos Sodré, o Cuca.

Os campeões – O Ginga já pode ser considerado o melhor do ano na HPE25. Com o título paulista e o brasileiro, a tripulação de Ilhabela praticamente é campeã da Copa Suzuki Jimny. Neste final de semana, a equipe de Breno Chvaicer manteve a melhor média do evento e confirmou o ouro no estadual. Com um segundo e um terceiro lugares, o time somou 15 pontos perdidos, contra 21 do vice-campeão Bixiga.

O resultado devolve o domínio da categoria, perdido temporariamente durante a Rolex Ilhabela Sailing Week, em julho, quando o Atrevido, de Robert Scheidt, conquistou a classe HPE25.

Na BRA-RGS, todas as divisões competiram entre si e, após sete regatas, o barco Fram foi o vencedor. Quatro pontos separaram a equipe de Felipe Aidar, do Palmares, de José Romariz. Os vice-campeões, que têm o barco menor, conseguiram ganhar as duas últimas regatas do calendário, mas o desempenho não foi suficiente para levar o título paulista.

Já na ORC, as duas vitórias do domingo do Orson/Mapfre deram a conquista à equipe de Carlos Eduardo Souza e Silva em Ilhabela. O duelo acirrado com o Tembó Guaçu, antigo Loyal, marcou o evento.
Na classe Carabelli 30, o Barracuda/Matrix venceu o match decisivo contra o Realizado e faturou a primeira demonstração dos C30.

O match race entre os veleiros foi a estreia mundial da categoria one design, uma das mais aguardadas da vela oceânica nesta temporada.

Classificação final do Campeonato Paulista de Vela Oceânica:

HPE - 8 regatas com 1 descarte

1º - Ginga (Breno Chvaicer) - 15 pontos perdidos (4+1+1+1+5+3+2+3)
2º - Bixiga (Pino Di Degni) - 22 pp (1+4+4+2+3+6+6+1)
3º - Repeteco I (Fernando Haalland) - 22 pp (2+2+2+14+2+5+4)

ORC - 4 regatas

1º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 5 pontos perdidos (1+2+1+1)
2º - Tembó Guaçu (André Omati) - 8 pp (2+1+2+3)
3º - Vertigo Asa Alumínio( Mario Martinez) - 14 pp (3+3+3+5)

BRA-RGS- 7 regatas e 1 descarte

1º - Fram (Felipe Marinho Aidar) - 9 pontos perdidos (1+1+1+17+3+12+2)
2º - Palmares (José Romariz Filho) - 13 pp (2+3+4+1+4+1+1)
3º - Maria Preta (Alberto) - 15 pp (20+2+2+2+1+2+5)

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá a quarta e última etapa em dois finais de semana, dias 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.

O evento tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoio da Brancante Seguros, Cerveja Devassa, Nautos, Ancoradouro, Prefeitura Municipal de Ilhabela e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Mais informações: www.yci.com.br

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL
- www.zdl.com.br
Foto: Aline Bassi / Balaio