Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Jet Ski - para que serve?

Notícias

Jet Ski - para que serve?

Esporte náutico e Lazer a Bordo 31/12/1969
Compartilhar

O jet ski (marca registrada da Kawasaki) ou mota aquática é um veículo aquático pessoal usado para lazer ou competições. Excelente opção de diversão em família ou sozinho, o jet ski é uma ótima porta de entrada para quem quer iniciar no mercado náutico. É um veículo leve que pode ser transportado de carro e proporciona emoção e adrenalina, assim como uma moto só que na água.

De modo geral existem dois tipos de jet ski, os modelos para pilotar em pé ou sentado. O modelo em pé tem capacidade para uma pessoa, é mais esportivo e exige mais conhecimento e habilidade do piloto. É usado para realização de diferentes manobras. A versão sentado tem modelos com capacidade para levar de uma a quatro pessoas. Esse é o tipo de jet ski mais indicado para lazer e recreação, também é possível praticar wakeboard.

A moto aquática é uma embarcação de performance e velocidade que também oferece a opção de realizar viagens longas - se o mar estiver em condições propícias. Existem versões equipadas com alto falantes e grandes compartimentos de bagagem ou mesmo combustível reserva. No entanto, é um tipo de embarcação que não possibilita pernoite. Por isso para as viagens mais longas é importante fazer um planejamento adequado.


Com motorização que varia entre dois e quatro tempos a moto aquática é direcionada por meio de jatos propulsores. Sendo assim, só é possível realizar curvas e mudança de direção durante a aceleração.

O preço da moto aquática ou jet ski varia bastante já que hoje existem diversos modelos como os jet ski da Seadoo e BRP, Spark, GTI 130, Wake 155, GTX S 155, GTR 215, os jet ski Kawasaki nos modelos Ultra 310X, LX, STX e R, os Yamaha como WaveRunner, EX, VX, FX, GP1800 e VXR. Confira preços de jet ski usados e seminovos nos Classificados Bombarco.




Após o surgimento dos primeiros modelos por volta de 1960 a tecnologia empregada na fabricação das motos aquáticas evoluiu muito, especialmente a partir de 1990. Atualmente os jet skis são 75% mais silenciosos e 90% mais limpos para o meio ambiente.

O jet ski é uma embarcação e, portanto, para pilotar é necessário ter a habilitação náutica e todos os registros do piloto e da moto aquática. As marcas Kawasaki, Yamaha, Sea Doo e BRP criaram um código de conduta e mantém um site (http://www.ridethewaveright.com/br/) em cinco idiomas com diversas informações sobre segurança, políticas e legislações, testes de conhecimentos, produtos e responsabilidade ambiental.



Legislação

Para pilotar uma moto aquática no Brasil é necessário ter 18 anos de idade e habilitação náutica (carteira de habilitação de amador – CHA) na categoria de motonauta (MTA) da Marinha. O piloto deve usar colete salva-vidas e a embarcação precisa estar registrada na capitania dos portos ou delegacia regional para ter a licença para trafegar.

Campeonatos

Assim que o jet ski surgiu as primeiras competições já começaram a ser organizadas e logo se tornou um esporte. Hoje as provas oficiais estão divididas em três modalidades o circuito fechado, slalon e endurance.
A Associação Brasileira de Jet Ski (BJSA - http://www.brazilianjetsportsassociation.com/) é responsável pela promoção e organização dos Campeonatos Paulista e Brasileiro, que forma o ranking para o Campeonato Mundial de Jet Ski, realizado todos os anos nos Estados Unidos.





> Siga o Bombarco no Facebook e no Instagram e fique informado em primeira mão.
> Consulte o preço de jet ski na Tabela Bombarco
> Pesquise os diversos modelos de jet skis à venda nos Classificados do Bombarco!

Redação: Vanessa Leme
Foto: Divulgação