- Início
- Notícias
- Raio-x
- Guia do Capitão
- Lançamentos
Outros
Londres 2012 - Bruno Prada analisa adversários da classe Star nos Jogos Olímpicos
Durante a sua participação na Rolex Ilhabela Sailing Week, o velejador Bruno Prada comentou sobre os seus adversários nos Jogos Olímpicos. Bruno veleja ao lado de Robert Scheidt e será o representante brasileiro na Star, a chamada classe das estrelas.
Segundo a Federação Internacional de Vela (Isaf) a dupla tricampeã mundial é apontada como favorita ao ouro olímpico, ao lado dos ingleses Iain Percy e Andrew Simpson. Para Bruno, a grande vantagem da parceria é o fato de conseguir manter-se constante em todos os tipos de vento, enquanto os seus principais adversários têm algum tipo de deficiência em pelo menos um tipo de vento.
Confira abaixo a opinião de Bruno sobre os principais adversários na Olimpíada:
Iain Percy e Andrew Simpson - Inglaterra
A dupla inglesa veleja em casa e conhece bem a raia. Eles são os atuais campeões olímpicos e venceram o Mundial do Rio de Janeiro, disputado em 2010. Porém, por serem os atletas locais, haverá uma pressão maior pela conquista do ouro.
Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki - Polônia
É uma dupla que consegue ser constante tanto em vento fraco, como em vento forte. O timoneiro tem em seu currículo a medalha de ouro na classe Finn nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996.
Richard Clarke e Tyler Bjorn - Canadá
Os dois são especialistas em velejar de contra-vento, porém tem algumas deficiências no popa, o que é ruim para eles já que as regatas podem ter a chegada em popa.
Peter O’Leary e David Burrows - Irlanda
Os dois venceram a etapa da Copa do Mundo de Vela disputada em Weymouth em junho, mas têm problemas na velejada quando o vento está fraco. A dupla veleja melhor com vento médio e forte.
Para Bruno, também têm chances de subir no pódio :
- Mark Mendelblatt e Birna Fatih (Estados Unidos), terceiros colocados no Mundial de Perth (2011)
- Robert Stanjek e Frithjof Kleen (Alemanha), vice-campeões no Mundial de Perth (2011)
- Michael Hestbaek e Claus Olesesn (Dinamarca), que voltaram a velejar na classe depois de muito tempo e acabaram o Mundial de Hyères (2012) na terceira colocação
- Eivind Melleby e Petter Morland Pedersen (Noruega)
A disputa da classe Star começa no dia 29 de julho às 9h30, horário de Brasília. São dez regatatas, com o descarte do pior resultado, mais a Medal Race, no dia 5, em que participam apenas os dez primeiros colocados e tem pontuação dobrada e não pode ser descartada. O dia 1º de agosto será o dia reserva.
Fonte: Local
Foto: Agência Manga/Divulgação