Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Match Race Brasil 2011 confirma participação de 12 equipes de seis estados brasileiros

Notícias

Match Race Brasil 2011 confirma participação de 12 equipes de seis estados brasileiros

27/04/2011
Compartilhar

O Match Race Brasil 2011 terá a presença de 12 equipes representando os principais clubes náuticos do País. A competição barco contra barco será disputada de 6 a 8 de maio, no Iate Clube do Rio de Janeiro e terá quatro estreias: Cabanga Iate Clube (PE), Iate Clube de Brasília (DF), CDM Marinha do Brasil (RJ) e Iate Clube Lagoa dos Ingleses (MG).

O atual bicampeão Rio Yacht Club (RJ), de Torben Grael, tentará manter a hegemonia na Baía de Guanabara, mas as tripulações do Búzios Vela Clube, com Alexandre Saldanha, ICRJ, com Maurício Santa Cruz e Marina da Glória, com Alan Adler, são apontadas como possíveis obstáculos aos favoritos de Niterói.

Outra equipe que pode surpreender é a CDM Marinha do Brasil. O time será liderado por Henrique Haddad, apontado por Torben Grael como um dos maiores talentos da vela brasileira. Haddad foi vice-campeão do Match Race Brasil, em 2009, quando comandou o time da Marina da Glória.

A Marinha do Brasil faz a sua estreia na competição barco contra barco e também usará o evento como teste final para os Jogos Mundiais Militares, que serão disputados dois meses depois também no Rio de Janeiro.

Mais três estreias

Além da Marinha do Brasil, mais três equipes disputam pela primeira vez a competição. Único representante do Nordeste, o Cabanga Iate Clube (PE) mescla velejadores de Recife com atletas conhecidos e experientes como a medalhista olímpica Isabel Swan.

O Iate Clube de Brasília (DF) aposta nos treinamentos no Lago Paranoá para não fazer feio no Match Race Brasil.

Já os mineiros do Iate Clube Lagoa dos Ingleses contam até com um campeonato de nível internacional, regulamentado pela ISAF, todos os anos. O Match Race Minas Gerais, em Nova Lima, recebe velejadores de ponta a ponta do País e a competição é disputada com barcos da classe Microtonner 19.

Para compensar a falta de experiência em barcos de 40 pés - o Match Race Brasil é disputado por barcos Beneteau 40.7 - os mineiros escolheram quatro velejadores do Rio de Janeiro, já habituados à embarcação e à Baía de Guanabara.

O Iate Clube Lagoa dos Ingleses (MG) antecipará a viagem ao Rio de Janeiro para treinar para o evento. O time já estará a postos no Iate Clube do Rio de Janeiro, palco do Match Race Brasil 2011, e receberá orientação do velejador Rafael Pariz, que também é comandante do Gven - Grêmio de Vela da Escola Naval.

Equipes e comandantes

Búzios Vela Clube (RJ) - Alexandre Saldanha
Cabanga Iate Clube (PE) - Guilherme da Cunha Araújo
CDM - Comissão de Desportos da Marinha do Brasil (RJ) - Henrique Haddad
Clube Naval Charitas (RJ) - Renato Cunha
Grêmio de Vela da Escola Naval (RJ) - Rafael Pariz
Iate Clube de Brasília (DF) - Sérvio Andrade
Iate Clube Lagoa dos Ingleses (MG) - Guilherme França
Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ) - Maurício Santa Cruz
Marina da Glória (RJ) - Alan Adler
Rio Yacht Club Sailing (RJ) - Torben Grael
Veleiros do Sul (RS) - Samuel Albrecht
Yacht Club de Santo Amaro (SP) - Felipe Echenique

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto: AGIF