Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Match Race Brasil terá duelo feminino na Baía de Guanabara

Notícias

Match Race Brasil terá duelo feminino na Baía de Guanabara

27/11/2013
Compartilhar

A evolução da vela feminina no Brasil está destacada na edição 2013 do Match Race Brasil com duas equipes formadas exclusivamente por mulheres disputando a competição barco contra barco na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do rio de Janeiro, entre 28 de novembro e 1º de dezembro. As equipes feminas são do Iate Clube Brasileiro (ICB) e do Rio Yacht Club (RYC).

O ICB, de Niterói, confirmou as inscrições de Juliana Senft, Gabriela Nicolino, Luciana Kopschitz e Marina Jardim. As quatro velejadoras, número de tripulantes do veleiro J-24 - classe adotada no Match Race Brasil de 2013 - estão esperando pela rara oportunidade de um desafio mais equilibrado, em condições de igualdade. "Já velejamos muitas vezes juntas ou como adversárias, mas quase sempre em regatas de flotilha. Será muito legal disputar um duelo feminino na mesma competição dos homens. Será emocionante", destaca a comandante Juliana Senft.

Se hoje divididas em duas tripulações, em 2012 a maioria das velejadoras estava no mesmo time, competindo em modelos Beneteau 40.7, veleiros de 40 pés que exigem oito tripulantes. Diplomática, Juliana prefere não indicar favorito na disputa particular contra as amigas e ao mesmo tempo rivais. "A tripulação a ser batida é a do Gigante (Henrique Haddad). É a mais bem preparada. Claro que queremos ganhar, mas tenho a certeza de que vai ser superdivertido. No Match Race Brasil a gente compete em alto nível num clima muito agradável,” afirma.

A tripulação do Iate Clube Brasileiro reforça o nível técnico do campeonato com o título conquistado na Nations Cup de Match Race, em agosto, na Dinamarca. Juliana e equipe venceram a competição da Federação Internacional de Vela (ISAF) ao derrotar as donas da casa por 3 x 2, de virada na dramática final, em veleiros da classe Match 28. Ao lado de Gabriela Nicolino, Juliana está em campanha olímpica na classe 49er para os Jogos do Rio 2016.

Com a equipe feminina do Iate Clube Brasileiro, o Match Race Brasil tem seis clubes inscritos. Completam a lista o Veleiros do Sul, de Porto Alegre (Philipp Grotchmann); Iate Clube do Rio de Janeiro (Henrique ‘Gigante’ Haddad); Rio Yacht Clube, de Niterói (Renata Decnop); Clube Naval Charitas, de Niterói (Rafael Pariz) e Escola Naval, da Marinha do Brasil.

O grande desafio da edição será quebrar o domínio dos aspirantes da Escola Naval da Marinha do Brasil, que conquistaram o bicampeonato nos anos de 2011 e 2012, com uma tripulação comandada pelo jovem Henrique Haddad, de 26 anos, que neste ano comandará a tripulação do Iate Clube do Rio de Janeiro. Na última edição, o Veleiros do Sul, com o timoneiro Samuel Albrecht, ficou em segundo lugar e a família Grael, sob comando de Marco, terminou na terceira posição representando o Rio Yacht Club.

As inscrições para os clubes acabam na quinta-feira (28). Os times são formados por quatro velejadores, mais um convidado. A premiação total será de R$ 100 mil, divididos entre os oito primeiros colocados, e estará em disputa o troféu de posse transitória Roger Wright. A equipe campeã será premiada com um total de R$ 26 mil.

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Divulgação