Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Medalha de bronze olímpica comandará barco gaúcho na 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week

Notícias

Medalha de bronze olímpica comandará barco gaúcho na 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week

23/06/2010
Compartilhar

Ao contrário de 2009, quando optou por uma tripulação feminina, a comandante Fernanda Oliveira, ganhadora da medalha de bronze na Classe 470 na Olimpíada da China, montou um grupo misto para levar o J24 Diferencial a um bom resultado na ORC Club da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week, de 17 a 24 de julho, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

O 470, segundo ela, já é um barco que exige bastante de quem está no comando, pois tem três velas e dá muita segurança para subir nos maiores. "O J24 é um desafio na questão da comunicação, pois seremos cinco no time ao invés de dois", lembrou. "Tenho que me acostumar também com o peso do barco que é bem diferente. Em Ilhabela, um dos grandes desafios é encontrar a melhor tática para escapar dos barcos maiores, que dão muito vento sujo aos pequenos, que é o caso do J24."

Além de Ana Luiza Barbacham, companheira de equipe na campanha olímpica para Inglaterra/2012 de Fernanda, a tripulação conta ainda com Geison Mendes Dzioubanov, Frederico Sidou e Felipe Ilha. "É bom ter a Ana Luiza no grupo porque estamos acostumadas a velejar juntas. Correr regatas juntas agrega bastante conhecimento para o conjunto."

Campanha olímpica
Depois de vencer a Pré-Olímpica de Brasília, Fernanda e Ana Luiza participaram, em abril,  da primeira etapa da Copa do Mundo de 2010 na Europa, em Palma de Mallorca, e ficaram na quarta colocação. "Isso me deixou muito feliz por poder figurar entre as melhores equipes do mundo novamente", disse.

Depois de Palma de Mallorca, o objetivo era disputar as etapas da Copa do Mundo da França, em abril, e da Holanda, em maio. "A nossa ida para a França foi cancelada em função do caos aéreo causado pelo vulcão na Islândia. E em maio nossa ida foi cancelada horas antes de irmos para o aeroporto por causa de um acidente ocorrido com o nosso barco. A carreta e o carro que transportavam nosso 470 viraram e houve danos no barco. Ficamos impossibilitadas de viajar mais uma vez. A próxima viagem será dia 4 de julho rumo ao Mundial da Classe na Holanda. Voltaremos do Mundial direto para Ilhabela."

Para mais informações acesse o site www.risw.com.br

Redação: Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa ZDL
Fotos: Tamara Hauck/VDS e Carlo Borlenghi/ROLEX