Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mitsubishi Sailing Cup 2012 - Patagonia, na classe S40, e Loyal, na C30, começam a disputa na liderança

Notícias

Mitsubishi Sailing Cup 2012 - Patagonia, na classe S40, e Loyal, na C30, começam a disputa na liderança

22/06/2012
Compartilhar

A Mitsubishi Sailing Cup abriu a temporada 2012 em Ilhabela, litoral de São Paulo, nesta quinta (21). Na primeira etapa do campeonato exclusivo de veleiros monotipos, que reúne os mais modernos barcos do mundo, quem levou a melhor foi o veleiro argentino Patagonia, na classe S40, e o brasileiro Loyal, na C30.

"O dia foi imprevisível. Todas as tripulações têm um nível muito alto, então é muito positivo conseguir esse resultado. Aproveitamos bem as regatas, porque não sabemos o que o amanhã nos reserva. Além disso, é muito importante, logo no começo da competição, chegar nas primeiras colocações", comenta o hexacampeão mundial e tático do Patagonia, Mariano "Cole" Parada.

Em um dia com céu nublado e com ventos sul de 15 a 18 nós, os veleiros iniciaram as provas às 12h30. Cruzando o litoral da belíssima Ponta das Canas, conhecida por ser um reduto de esportes aquáticos e com vista para Caraguá e Ubatuba, os competidores precisaram de muita técnica e trabalho em equipe durante as três regatas do dia, sendo as duas primeiras com quatro pernas e a última com cinco.

A competição na S40 está mais do que acirrada, principalmente entre as diferentes nacionalidades: no segundo lugar está o chileno Pisco Sour, com 10 pontos perdidos, seguido pelo espanhol Iberdrola, com 12 pontos perdidos. O melhor brasileiro na competição é o Crioula, na 4ª colocação, com 15 pontos perdidos.

Classe C30

Grande novidade na 3ª temporada da competição, a classe C30 contou a supremacia do veleiro Loyal. O barco do comandante Marcelo Massa foi o melhor do dia, após vencer as três regatas da competição, e lidera a competição. O Barracuda, de Humberto Diniz, e o Kaikais, de Tarcisio Mattos, estão na segunda e terceira colocações, respectivamente.

"A prova foi excelente, com ótimas regatas. Aproveitamos o primeiro dia para nos adaptarmos ao barco, já que é apenas a segunda prova que estamos competindo. O veleiro C30 é muito bom, bacana de velejar. Então, eu tenho certeza que a classe irá despontar e a Mitsubishi Sailing Cup é a melhor forma de divulgá-la. É a vitrine perfeita que o C30 precisava ter", exalta Marcelo Massa, comandante do Loyal.

Classe HPE 25

As disputas da classe HPE, considerada um fenômeno na vela de oceano brasileira pelo número de adeptos, serão realizadas a partir de sábado (23).


Fonte: Mitsubishi Sailing Cup
Foto: Mitsubishi Sailing Cup/Matias Capizzano