Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mitsubishi Sailing Cup 2012 - Patagonia recupera-se na última perna do dia e é o campeão da primeira etapa

Notícias

Mitsubishi Sailing Cup 2012 - Patagonia recupera-se na última perna do dia e é o campeão da primeira etapa

25/06/2012
Compartilhar

A última regata da primeira etapa da Mitsubishi Sailing Cup foi, sem dúvida, a mais emocionante da temporada 2012 até agora. A batalha na classe S40 entre os irmãos Mariano "Cole" Parada, do argentino Patagonia, e Guillermo Parada, do chileno Pisco Sour, durou até os metros finais da regata na Ponta das Canas, em Ilhabela (SP).

Sob o céu azul da cidade litorânea, que neste domingo contou com ventos leste entre 9 e 12 nós, o Patagonia e o Pisco Sour tiveram uma luta muito acirrada durante quase toda a regata barla-sota. Na metade da segunda perna, no entanto, o veleiro argentino teve um problema e acabou caindo para a 12ª colocação, lugar que o faria perder o título.

Já nos últimos metros antes da linha de chegada, uma manobra bastante ousada da tripulação do Patagonia fez com que o barco ganhasse duas posições, conquistando assim o título com 24 pontos perdidos, um a menos que o Pisco Sour, que terminou com 25 pontos perdidos.

"Fizemos uma prova pensando na regra. No entanto, tivemos um problema com outro barco e o Pisco Sour conseguiu sair de nossa marcação. Nesse momento, eles ficaram muito perto de nos derrotar, mas, por sorte, conseguimos recuperar. Estamos muito felizes e é muito importante para nós conseguir essa vitória já que estamos trabalhando há muito tempo juntos", exalta o tático do Patagonia e hexacampeão mundial de vela, Mariano "Cole" Parada.

Segundo colocado na classificação geral, o comandante do Pisco Sour, Guillermo Parada, conta que, apesar de não terem conseguido a vitória, o resultado ainda os mantém na primeira colocação do Campeonato Sul-americano de Soto 40, circuito no qual a Mitsubishi Sailing Cup faz parte. O espanhol Iberdrola, que marcou a volta de um veleiro europeu em competições nacionais após mais de duas décadas, ficou em terceiro, com 32 pontos perdidos.

Melhor brasileiro na Mitsubishi Sailing Cup, o Crioula conseguiu um ótimo segundo lugar na regata deste domingo e somou 36 pontos no geral.

Classe C30

Na classe C30, o veleiro Loyal dominou toda a Mitsubishi Sailing Cup, vencendo as sete regatas disputadas. Com uma equipe bastante experiente comandada por Marcelo Massa, o veleiro terminou a competição com apenas 6 pontos perdidos. A segunda colocação ficou com o Barracuda, de Humberto Diniz, com 14 pontos, seguido pelo Kaikias, de Tarcisio Mattos, com 16 pontos perdidos.

Classe HPE 25

Na classe HPE 25, um duelo mais do que parelho marcou a primeira etapa da competição. Em seis regatas disputadas, os veleiros Atik, comandado por Henrique Haddad, e o Relaxa Next, de Roberto Albernaz, somaram exatamente os mesmos pontos, com os mesmo números de conquistas: três vitórias, dois segundos lugares e um terceiro lugar.

No desempate, o Atik ficou na frente por ter conseguido uma melhor colocação na última regata.

A Mitsubishi Sailing Cup veleja até Búzios (RJ) para a segunda etapa entre os dias 09 e 12 de agosto. As classes S40, C30 e HPE 25 voltam às raias para a decisão da temporada 2012.

 

Fonte: Mitsubishi Sailing Cup
Foto: Mitsubishi Sailing Cup/Matías Capizzano