Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mitsubishi Sailing Cup - Estrategistas dos veleiros, táticos fazem a diferença

Notícias

Mitsubishi Sailing Cup - Estrategistas dos veleiros, táticos fazem a diferença

02/08/2012
Compartilhar

Muito mais do que força, a estratégia é fundamental para a conquista de bons resultados nos esportes a vela, principalmente em competições tão equilibradas como a Mitsubishi Sailing Cup. E é neste momento que entra o tático. O velejador responsável por essa função é, quase sempre, decisivo durante as regatas, já que é ele quem indica o que a tripulação deve fazer e qual o momento adequado para isso.

"A função do tático é definir as ações que o veleiro fará durante a regata. Além disso, somos responsáveis por coordenar o barco quanto à passagem em marcações na água e prestar atenção nos veleiros ao nosso redor", explica norte-americano Chris Larson, tático do veleiro chileno Santanter.

Além do conhecimento necessário dos veleiros adversários, em competições como a Mitsubishi Sailing Cup, em que todas as embarcações são exatamente iguais (monotipos), a experiência em relação às condições da velejada, como direção do vento, rajada e maré, podem ser decisivas para ganhar posições.

"A função do tático é muito importante e, por isso, você tem que ter uma experiência muito grande para julgar da maneira correta não só onde os outros barcos estão indo, mas também se esse é o melhor caminho de acordo com os ventos. É um trabalho difícil", afirma Vasco Vascotto, tático do veleiro Lancer Evo e 18 vezes campeão mundial de vela.

O evento

A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40, C30 e HPE25.

Mais uma vez, a competição promete grandes disputas. Isso porque a Mitsubishi Sailing Cup contará com grandes nomes da vela mundial, como os irmãos Torben e Lars Grael, Guillermo Parada, Mariano "Cole" Parada, Vasco Vascotto e Eduardo de Souza Ramos.

As inscrições para a segunda etapa da Mitsubishi SailingCup, entre os dias 09 e 12 de agosto, em Búzios (RJ), já estão abertas no site www.mitsubishisailingcup.com.br

 

Redação: Bombarco
Fonte: Mitsubishi Sailing Cup
Foto: Matías Capizzano / Mitsubishi