Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Moçambique cria maior reserva marinha da África

Notícias

Moçambique cria maior reserva marinha da África

07/11/2012
Compartilhar

O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou na terça-feira, 6 de novembro, a proposta de criação de uma Área de Proteção Ambiental nas Ilhas Primeiras e Segundas, no norte de Moçambique, fazendo da área a maior reserva marinha da África. Compostos por cinco ilhas cada, os arquipélagos das Primeiras e Segundas estendem-se por uma superfície de 1.040.926 hectares e por uma faixa terrestre de 205 km.

O WWF trabalha na área há oito anos, buscando assegurar a conservação da biodiversidade, a redução da pesca excessiva e controle de atividades ilegais de turismo. “Esta é uma resposta em grande medida aos apelos das populações locais que clamavam pela proteção dos seus recursos,” disse Florêncio Marerua, diretor do WWF Moçambique, sobre a decisão dos minitros.

“Porém, isto representa apenas o começo de uma nova fase, um passo adiante na nossa contínua batalha pela conservação dos recursos naturais e o seu uso sustentável, e estamos muito satisfeitos pelo fato da população perceber os benefícios associados à conservação destes recursos,” completou Marerua.

Localizado entre as províncias de Nampula e Zambézia, o arquipélago das Ilhas Primeiras e Segundas torna-se assim na segunda área de conservação a ser declarada em Moçambique num intervalo de dois anos, sendo antecedida pela declaração da Reserva Parcial do Lago Niassa, em maio de 2011.

O arquipélago das ilhas Primeiras e Segundas é reconhecido por possuir uma biodiversidade bem desenvolvida, e as praias das ilhas são locais de desova da tartaruga verde (Chelonia mydas), e de aves marinhas (Gaivinha-de-dorso-preto).

“A biodiversidade das Primeiras e Segundas é de extrema importância e representa um aumento da representatividade de espécies e habitats de importância global no sistema de Áreas Protegidas de Moçambique. Recentemente, um grupo de cientistas constatou que o número de espécies é relativamente alto ao norte do Canal de Moçambique, portanto, esta declaração mostra uma vez mais que Moçambique está na vanguarda da conservação da biodiversidade,”, disse  Bruno Nhancale, Diretor de Conservação do WWF Moçambique.

As Ilhas Primeiras e Segundas constituem uma área costeira rica em recursos pesqueiros e mineiros, e de um ambiente marinho com potencialidades ao desenvolvimento do turismo costeiro. A relevância social da pesca de pequena escala reflete-se ao longo do arquipélago, considerando a ocorrência de comunidades pesqueiras ao longo da costa continental, e o uso das ilhas como centros sazonais de pesca.

“Se ambos os recursos marinhos e terrestres forem usados de forma sustentável, estes poderão representar uma importante fonte de alimento, rendimento e até emprego para gerações vindouras”, concluiu Nhancale.

Redação Bombarco
Fonte: WWF
Foto: Reprodução/ Andries Oudshoorn (Creative Commons)