Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Motor Hidea 60HP: testamos por um ano para o Guia do Capitão

Notícias

Motor Hidea 60HP: testamos por um ano para o Guia do Capitão

23/03/2021
Compartilhar

Em uma prova inédita para o Guia do Capitão, testamos um motor Hidea EFI 60HP por 12 meses. Ele foi colocado em uma lancha Focker 160, utilizada em Ilhabela-SP para treinamento náutico. Isso mesmo, testamos o motor por um ano inteiro, para poder falar com propriedade sobre desempenho, consumo e como o motor se comportou durante esse período de uso. Acompanhe!

 

A chinesa Hidea Power Machinery é uma das líderes no mercado de motores mundial, produzindo desde 2008. Presentes em mais de 70 países, a Hidea tem escritório no Brasil desde 2016. Certificados na Ásia, Europa e Estados Unidos, o catálogo conta com opções de motores de 2,5HP até 90HP de dois tempos, e de 40HP e 60HP de quatro tempos - como veremos neste Guia do Capitão.

 

Basta levantar a cobertura para ver que o Hidea EFI 60HP tem montagem e peças de qualidade semelhantes a outras marcas, até mais renomadas mundialmente. O sistema de injeção eletrônica DELPHI controla precisamente a sincronização durante a partida, proporcionando um funcionamento geral ideal, com resposta instantânea do acelerador e desempenho eficiente do combustível.

 

Na navegação, é possível notar o sistema inverso de alívio da descarga, que redireciona os gases da descarga pela hélice dentro da água, tornando o motor mais silencioso durante o seu funcionamento. No manuseio, é possível manobrar com leveza e sem esforço algum. O sistema de alerta de motor monitora constantemente as funções vitais do motor e reduz a probabilidade de dano, alertando o piloto quando ocorrer superaquecimento, baixa pressão do óleo ou outras funções críticas do motor.

 

Na embarcação testada, uma Focker 160, o motor faz 8l/h de consumo médio. Muito econômico, a injeção de combustível multiponto funciona sincronizada com longos dutos de admissão, ajustando automaticamente a mistura de ar-combustível de acordo com a rotação e a carga; isso maximiza a potência em todo o alcance de rpm e economiza até 20% de combustível em velocidade de cruzeiro. Nos testes, o motor atingiu 27 nós, e o tempo de planeio foi de 6,90 segundos.

 

Veja agora o resultado de 12 meses de teste do motor Hidea EFI 60HP com Marcio Ishihara, direto de Ilhabela-SP, para o Guia do Capitão do Bombarco:

 

 

Ficha Técnica Hidea EFI 60HP

Modelo: HDF60 EFI

 

Potência máxima: 60HP(44.1kw)

 

Rotação alcançada em aceleração plena (rpm): 5000-6000

 

Tipo de motor: 4 tempos

 

Número de cilindros: 4 cilindros

 

Tipo Eixo de comando: com 8 válvulas

 

Alimentação de combustível: Injeção eletrônica de combustível

 

Curso (cilindrada) (cc): 996

 

Potência e rotação nominais: 44.1kW@5500rpm

 

Diâmetro x curso (mm): 65×75

 

Relação de marcha 28:12

 

Câmbio de marchas: F-N-R (P/ FRENTE - NEUTRO - RÉ

 

Sistema de ignição: ECM

 

Sistema de arrefecimento: Arrefecimento a água

 

Sistema de partida: Partida elétrica

 

Sistema de controle: Comando à distância

 

Sensor de alarme de pressão do óleo: Padrão

 

Sensor de alarme da temperatura: Padrão

 

Comprimento do eixo em polegadas: 21 pol.25.5 pol.

 

Peso (kg): 113kg

 

 

Redação: Bombarco


Mais informações: www.hideamotores.com.br