Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mundial de RS:X: Grego e britânica lideram disputa em Búzios

Notícias

Mundial de RS:X: Grego e britânica lideram disputa em Búzios

04/03/2013
Compartilhar

Na sexta-feira, 1º de março, teve início a sétima edição do Campeonato Mundial de RS:X, em Búzios. Apesar da regata de abertura não contar pontos para a competição, dezenas de velejadores foram à água, mas nenhum conseguiu terminar a prova por causa do vento fraco. Já no sábado e domingo, 2 e 3, foram disputadas cinco regatas.

No segundo dia, o chinês Chuankin Shi saiu na frente, liderando a flotilha masculina; o brasileiro Ricardo “Bimba” Winicki ficou com a 12ª posição no geral. Na flotilha feminina, o destaque no primeiro dia foi a francesa Chaline Picon; a brasileira Patrícia Freitas ficou na 16ª posição.

O terceiro dia de competição foi melhor para Bimba, que subiu para a 5ª posição no geral, depois de conquistar um primeiro, um terceiro e um quarto lugar nas três regatas do dia. “O vento estava um pouco mais constante e velejei mais tranquilo hoje. Fui um dos únicos que arriscou pegar a rajada da ponta da Sapata, mais pela direita da raia, na primeira regata. E acabei vencendo. Na segunda, fiz a regata inteira em quarto, passando o francês no último popa. Já na última, consegui dar uma largada ótima e fiz a regata brigando o tempo inteiro com o Dorian Van Rijsselberge e com o Nick Dempsey, ouro e prata nos Jogos de Londres, e o resultado foi bom", comemora o velejador.

Quem também velejou bem foi o inglês Dempsey. Com o descarte, que mudou bastante a súmula, ele aparece no terceiro lugar geral, a dois pontos do líder, o grego Byron Kokkalanis, vice-campeão da Semana Brasileira de Vela, disputada na raia olímpica de 2016 no Rio de Janeiro.

"Ontem eu tive um dia satisfatório, não foi o que eu esperava, mas não está tão ruim. Hoje consegui me recuperar, conquistando um sexto e dois segundos lugares. O vento estava um pouco rondado, mas estava bom. A disputa será basicamente entre eu e o Dorian", disse Dempsey.

Na flotilha feminina, a inglesa Bryony Shaw assumiu a ponta, passando a francesa Charline Picon. A brasileira Patrícia Freitas teve uma melhora na classificação geral, subindo para o 13º lugar, depois de conseguir um nono e um sétimo lugar, mas na terceira regata não conseguiu fazer uma boa largada e acabou terminando na 18ª colocação.

Nesta segunda-feira estão previstas mais três regatas, com largada a partir das 12h. A meteorologia indica que o vento permanecerá na mesma intensidade deste domingo, de 12 a 15 nós, do quadrante leste.

O 7º Campeonato Mundial de RS:X tem o patrocínio da prefeitura de Búzios, Pro Lagos, Instituto Equipav, Aegea, incentivo da LeiFederal de Apoio ao Esporte e apoio da Wöllner, Rider, Hannover Vinhos e Bodega Ruca Malen.


Resultado fase classificatória flotilha masculina após cinco regatas e um descarte

1. Byron Kokkalanis, GRE, 9 pontos perdidos
2. Dorian Van Rijsselberge, NED, 10 pp
3. Nick Dempsey, GBR, 11 pp
4. Piotr Myszka, POL, 11 pp
5. Ricardo Winick, BRA, 14 pp

Resultado flotilha feminina após cinco regatas e um descarte

1. Bryony Shaw, GBR, 10 pontos perdidos
2. Charline Picon, FRA, 13 pp
3. Lee-El Korsiz, ISR, 14 pp
4. Maayan Davidovich, ISR, 23 pp
5. Qiaoshan Weng, CHN, 23 pp

 

Redação Bombarco
Fonte: Velassessoria
Fotos: Gonzalo Arselli